terça-feira, 16 de setembro de 2008

Onde fica?

Entre as muitas dúvidas que o GP noturno de Cingapura trás, uma delas é primordial: onde raios fica Cingapura?

Alguns amigos têm me feito essa pergunta com certa freqüência. “Cingapura fica em algum da Ásia ou da África, né?”, me perguntam, já tentando arriscar uma resposta.

A República de Cingapura é uma espécie de cidade-estado localizada ao sul da parte continental da Malásia. Trata-se de uma ilha de cerca de 620 km², totalmente urbanizada, e com grande movimentação portuária. Por estar localizada numa região que concentra grande trânsito de navios (Cingapura fica no meio do caminho das rotas comerciais entre Europa e Ásia), os portos do país são uns dos maiores do mundo em tonelagem e em valor de carga.

Apesar do alto índice de densidade demográfica, Cingapura proporciona uma boa qualidade de vida a seus quase 4 milhões de habitantes. O IDH (Índice de Desenvolvimento Humano, um dos mais importantes indicativos da ONU) do país é de 0,881 (quanto mais próximo de 1, melhor. Para se ter uma idéia o IDH do Brasil é de 0,800 e o da Islândia, o melhor de todos, é de 0,968).

A corrida noturna em Cingapura foi motivada, entre outras coisas, pelo interesse em melhorar a audiência das corridas asiáticas na Europa. Provas como o GP Malásia acontecem em um horário pouco confortável para o telespectador europeu. Enquanto é tarde nessa porção de Ásia, é manhã na Europa e o horário de exibição da corrida no velho continente afasta a audiência. Para alavancar o índice de televisores sintonizados e tornar o horário mais confortável para o torcedor europeu, teve-se a idéia de um GP noturno em Cingapura, início de tarde na Europa.

Já se cogita a possibilidade de também empurrar o GP Malásia, em Kuala Lumpur, para a noite.

(PS1: ainda bem que eu não matei a aula de geografia essa semana)
(PS2: mal sabem os europeus que nós brasileiros temos que acordar as 4 da madrugada para ver a corrida malaia)

2 comentários:

Grid GP disse...

Misturar F1 com Geografia é sempre bom. Afinal, existe motivo melhor para se conhecer o mundo?

Excelente o conteúdo deste blog. O post anterior, sobre as memórias do GP da Itália foi muito bom de se ler. Há quanto tempo eu não via esse acidente de 2000.

E agradeço, sempre, pelas lúcidas e inteligente observações no Grid GP.

Eu sou mais um que não passa um dia sequer sem estar "de olho na Fórmula 1".

Abraços ao xará.

Fábio Andrade disse...

Xará e Bruno Aleixo,

Muitíssimo obrigado pela força. Ter vocês aqui no "De Olho" é muito gratificante. Bom receber palavras de incentivo de quem já está nessa a mais tempo.

Muito obrigado!