sábado, 6 de setembro de 2008

Bélgica - Results & Coments [4]

Invertendo o jogo

No Top-10 a briga pela pole foi boa e surpreendente. Contrariando quem via a Ferrari como favorita à 1ª fila (eu incluso), a McLaren andou forte em todos os três "Q's". No Q derradeiro, o 3, Hamilton não deu chance a ninguém. Volta voadora, três décimos abaixo do segundo colocado. Sem deixar dúvidas de que, até o último metro do GP Brasil, a briga entre McLaren e Ferrari será acirradíssima.

Os quatro pilotos das duas equipes que comandam o campeonato trocaram décimos durante todo o treino, mas a McLaren foi superior em todas as etapas. Mais uma vez, uma equipe apronta surpresas na "casa" da outra. Pelo histórico e pelas características da pista esperava-se um domínio da Ferrari, mas a McLaren surge, outra vez, com pinta de quem está invertendo o equilibrado jogo do mundial 2008.


Apesar de a 2ª posição parecer um mau negócio, visto que se esperava que a Ferrari dominasse a 1ª fila, Massa tem motivos para se manter otimista. Mais uma vez se impôs sobre Raikkonen (que, definitivamente, parece estar perdido dentro do cockpit do F-2008 nas classificações) e largará ao lado do rival na briga pelo título. Amanhã, há váriaveis que podem mudar muito a cara da corrida: a largada será fundamental. Passar bem pela La Source, que costuma complicar a vida dos pilotos, é essencial; a chuva pode aparecer para molhar o circuito de Spa e fazer do GP Bélgica uma grande loteria; e a estratégia, mais do que em qualquer outra pista, vai ser decisiva. Nesse ponto, porém, Massa e a torcida da scuderia devem ter um pouco mais de atenção, afinal, a Ferrari já jogou alguns pontos fora com os erros na leitura da dinâmica da corrida.

Para ter chance e estar na briga da corrida é necessário, acima de tudo, estar sempre perto de Hamilton, não permitir que o inglês abra grande diferença. É uma lição que, espera-se, Massa já deve ter assimilado depois do gp belga do ano passado. Na ocasião, Massa não conseguiu manter o mesmo ritmo do companheiro Raikkonen e não esteve, em nenhum momento, próximo da vitória.

--

Na segunda fila, finlandesa, dois exemplos de pilotos superados com folga pelos companheiros de equipe. Com Kovalainen a situação nem é tão surpreendente, mas o que acontece com Raikkonen chega a ser incrível. O campeão está numa escandalosa má fase. Algumas reportagens que tentam explicar a zica de Kimi apontam que o finlandês está encontrando dificuldades em se adaptar às inovações do F-2008. O curioso é que no início do ano o comentário era outro. Dizia-se que Massa reclamava que o novo modelo da Ferrari não combinava com seu estilo de pilotagem. Mais uma inversão de jogo, essa interna, dentro da equipe que ainda não decidiu o homem do título.

--

A BMW, que não apresenta mais aquele brilho da início do ano, não fez cócegas na duas equipes-titãs. Ok, o 5º lugar de Heidfeld e o 8º de Kubica não são ruins, mas para quem sempre se intrometia entre Ferraris e McLarens esperava-se mais. Novidade no time é Heidfeld andando mais que Kubica. É apenas a segunda vez no ano que o alemão larga a frente do polonês.

--

Alonso em 6º, deve estar rezando para que a chuva caia e pinte uma chance de pódio. Não é impossível.

--

A boa surpresa do treino, enfim, é a STR. Os precoces Bourdais e Vettel, em 9º e 10º, respectivamente, fazem bonito. Sem dúvidas a Toro Rosso é a equipe que apresentou maior evolução desde o início do ano (para se ter uma idéia da proeza que significa estar entre os 10: a equipe é descendente da Minardi). E não só o carro evoluiu, os pilotos também são protagonistas dessa melhoria. Jovens, taxados de afoitos por alguns, os dois "sebastians" vão calando a boca do críticos pouco a pouco. Bourdais, em especial, vai se firmando na equipe depois de um início de ano difícil e de muitas críticas. O francês, para surpresa geral, liderou o Q1, ignorando Massa, Hamilton e cia.


1
Lewis Hamilton
McLaren-Mercedes
1min47s338
2
Felipe Massa
Ferrari
1min47s678
3
Heikki Kovalainen
McLaren-Mercedes
1min47s815
4
Kimi Raikkonen
Ferrari
1min47s992
5
Nick Heidfeld
BMW
1min48s315
6
Fernando Alonso
Renault
1min48s504
7
Mark Webber
Red Bull
1min48s736
8
Robert Kubica
BMW
1min48s763
9
Sébastien Bourdais
Toro Rosso
1min48s951
10
Sebastian Vettel
Toro Rosso
1min50s319

Nenhum comentário: