Alguns amigos têm me feito essa pergunta com certa freqüência. “Cingapura fica em algum da Ásia ou da África, né?”, me perguntam, já tentando arriscar uma resposta.
A República de Cingapura é uma espécie de cidade-estado localizada ao sul da parte continental da Malásia. Trata-se de uma ilha de cerca de 620 km², totalmente urbanizada, e com grande movimentação portuária. Por estar localizada numa região que concentra grande trânsito de navios (Cingapura fica no meio do caminho das rotas comerciais entre Europa e Ásia), os portos do país são uns dos maiores do mundo em tonelagem e em valor de carga.
Apesar do alto índice de densidade demográfica, Cingapura proporciona uma boa qualidade de vida a seus quase 4 milhões de habitantes. O IDH (Índice de Desenvolvimento Humano, um dos mais importantes indicativos da ONU) do país é de 0,881 (quanto mais próximo de 1, melhor. Para se ter uma idéia o IDH do Brasil é de 0,800 e o da Islândia, o melhor de todos, é de 0,968).
A corrida noturna em Cingapura foi motivada, entre outras coisas, pelo interesse em melhorar a audiência das corridas asiáticas na Europa. Provas como o GP Malásia acontecem em um horário pouco confortável para o telespectador europeu. Enquanto é tarde nessa porção de Ásia, é manhã na Europa e o horário de exibição da corrida no velho continente afasta a audiência. Para alavancar o índice de televisores sintonizados e tornar o horário mais confortável para o torcedor europeu, teve-se a idéia de um GP noturno em Cingapura, início de tarde na Europa.
Já se cogita a possibilidade de também empurrar o GP Malásia, em Kuala Lumpur, para a noite.
(PS1: ainda bem que eu não matei a aula de geografia essa semana)
(PS2: mal sabem os europeus que nós brasileiros temos que acordar as 4 da madrugada para ver a corrida malaia)
2 comentários:
Misturar F1 com Geografia é sempre bom. Afinal, existe motivo melhor para se conhecer o mundo?
Excelente o conteúdo deste blog. O post anterior, sobre as memórias do GP da Itália foi muito bom de se ler. Há quanto tempo eu não via esse acidente de 2000.
E agradeço, sempre, pelas lúcidas e inteligente observações no Grid GP.
Eu sou mais um que não passa um dia sequer sem estar "de olho na Fórmula 1".
Abraços ao xará.
Xará e Bruno Aleixo,
Muitíssimo obrigado pela força. Ter vocês aqui no "De Olho" é muito gratificante. Bom receber palavras de incentivo de quem já está nessa a mais tempo.
Muito obrigado!
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