sábado, 13 de setembro de 2008

Itália - Results & Coments [3]

O novo emergente

O Q3 de Monza foi, até agora, o mais inusitado do ano. Uma BMW, uma Ferrari e uma McLaren fora, e nenhuma das três na pole-position. Sebastian Vettel e sua Toro Rosso surpreenderam o público.

Foi uma pole que dependeu muito da chuva, que caiu caprichosamente com mais intensidade após o giro de Vettel no Q2 e complicou a vida dos outros pilotos. O alemão se garantiu no Q3 e não fez feio. Pelo contrário, superou as eventuais desvantagens de sua Toro Rosso e sagrou-se pole, ignorando solenemente a McLaren de Heikki Kovalainen, que fez de tudo para roubar o 1º posto de Sebastian, em vão. O precoce talento alemão, contra todos os prognósticos, é o pole em Monza.
_

Kovalainen, o segundo, está em ótima posição para a longa corrida de amanhã, que promete tanta chuva quanto a classificação de hoje. As 53 voltas do gp de amanhã estarão sujeitas às circunstâncias que toda corrida molhada gera: Safety Car, erros dos adversários e até uma possível secagem da pista, que daria vantagem técnica à sua McLaren.

Webber e Bourdais, em boas posições, acabaram eclipisados pelo grande feito de Vettel. Webber por ser da equipe “matriz”, a RBR, e não conseguir uma posição melhor que a “filial”. Bourdais, por ser companheiro de Vettel e, mesmo numa excelente 4ª posição, estar levando um certo baile do companheiro e quase-xará. Até a sorte lhe nega um olhar mais efetivo: semana passada, em Spa, Bourdais tinha chances de ir ao pódio, mas a última volta maluca encerrou seu sonho repentinamente.

Rosberg em boa colocação com a Williams. O 5º lugar lhe dá boas expectativas para amanhã.

Trulli, que não acreditava no potencial da Toyota em Monza, larga em 7º. Seu companheiro Glock também está no Top-10 italiano: 9º colocado. Apenas Toyota e Toro Rosso levaram os dois carros ao Q3.

Felipe Massa, em 6º, larga, talvez, para assumir a liderança do campeonato. Porém, terá de se superar e de superar a desconfiança causada por seu recente desempenho na chuva. Em Silverstone, o brasileiro defendia a liderança do campeonato, e fez uma corrida para esquecer: 13º, último dos que completaram, duas voltas atrás do líder, Hamilton, Massa fez sua pior apresentação em 2008. Amanhã em Monza, o fantasma da Inglaterra terá de ser vencido e Felipe precisará mostrar, mais uma vez nessa temporada, que merece ser chamado de top driver.

Enfim, boas chances para todos, total indefinição e chance de uma zebra surgir e vencer em Monza. Expectativa de corrida emocionante, com os líderes do campeonato precisando ganhar posições em correr riscos. Corrida na chuva vira loteria e, amanhã, veremos que tem mais sorte.


01
Sebastian Vettel
Toro Rosso
01m37s555

02
Heikki Kovalainen
Mclaren-Mercedes
01m37s631

03
Mark Webber
Red Bull
01m38s117

04
Sebastien Bourdais
Toro Rosso
01m38s445

05
Nico Rosberg
Williams
01m38s767

06
Felipe Massa
Ferrari
01m38s894

07
Jarno Trulli
Toyota
01m39s152

08
Fernando Alonso
Renault
01m39s751

09
Timo Glock
Toyota
01m39s787

10
Nick Heidfeld
Bmw Sauber
01m39s906

Um comentário:

Anônimo disse...

Realmente, Diria que até o nelsinho tem chance ganhar amanhã... Tá bom, nessa eu Exagerei =P