segunda-feira, 29 de setembro de 2008

O Consolo de Piquet

Dizem que Nelsinho Piquet está na iminência de ser dispensado por Briatore em razão da péssima temporada que vem fazendo. Tem razão quem cobra melhores resultados do brasileiro. Eu confesso que demorei a entender que Piquetzinho está mesmo muito abaixo da média dos talentos que têm chegado à Fórmula-1 nos últimos anos.

Enquanto Alonso, seu companheiro de Renault, marcou pontos em 9 das 15 corridas disputadas até aqui, Piquet só conseguiu terminar as provas na zona de pontuação em 3 ocasiões: França, Alemanha e Hungria. Quer dizer, Nelsinho não pontuou em 12 corridas de 2008.

“Comparar Nelsinho com Alonso é uma crueldade”, pensam alguns. Eu também pensava. Mas a discrepância atingiu níveis absurdos. A temporada se aproxima do fim e Nelsinho não cumpriu a promessa de apresentar melhores resultados nas pistas européias, já conhecidas por ele nas categorias de base.

Voltou à corda bamba e corre o risco de não continuar na equipe chefiada por Briatore em 2009. Os possíveis substitutos seriam o brasileiro Lucas di Grassi ou o francês Romain Grosjean.

Mas se comparado a um outro estreante de 2008, Piquet Jr. pode obter um consolo. Stefano Domenicali, o substituo de Jean Todt como homem-forte da Ferrari, está em vias de se tornar o homem-fraco logo, logo. Sucessivos problemas em sua gestão na equipe mais visada da F-1 começam a criar rumores sobre sua real capacidade de liderança. Domenicali agüenta o tranco de chefiar uma equipe como a Ferrari num esporte que não admite erros?

Nelsinho comete seus erros, abandona corridas constantemente, mas as conseqüências se limitam a seu próprio universo particular. Claro, afeta a equipe, que se priva de pontos valiosos no campeonato de construtores, mas os problemas não são maiores. Qualquer coisa é só substituí-lo. Já Domenicali ocupa um cargo-coringa, importantíssimo dentro da Ferrari, e as falhas da equipe, como a de ontem em Cingapura, são ferozmente associadas à sua gestão. E como os erros dentro da equipe italiana não estão sendo poucos, Stefano começa a sofrer forte cobrança por parte da imprensa e torcida italianas, além da pressão interna da própria Ferrari.

O ambiente em Maranello não deve estar agradável.

Um comentário:

Felipão disse...

verdade...

eu acho que deviam pedir a cabeça do ferrarista também...

Se contarmos todos os erros nessa temporada...

Vixe Maria...