sábado, 13 de setembro de 2008

The Next

Sim, esse é um post muito pretencioso. Se você é um daqueles que não gosta de palpitaria, nem comece a ler.

Se num sábado qualquer, há uns 5 ou 6 anos atrás, você perguntasse a alguém quem é o pole para um grande prêmio qualquer, e esse alguém lhe respondesse que a posição de honra era de um carro da Minardi, certamente você não acreditaria. Pois o inacreditável resolveu dar as caras hoje, em Monza, para surpresa de todos.


Sebastian Vettel é o pole-position. A água que desabou sobre Monza tirou favoritos da disputa e trouxe à tona um dos pilotos mais promissores pilotos da novíssima geração de moleques que chegam à Fórmula-1. Vettel não tomou conhecimento de ninguém no Q3. Nem Kovalainen com sua McLaren voadora, nem Massa, com a toda-poderosa Ferrari, que corre em casa. E, curiosamente, Vettel defende uma equipe equipada com o motor Ferrari, a Toro Rosso, sucessora da Minardi na F-1.

Vettel deu mostras de seu talento em grande estilo. Claro, hoje foi apenas o treino classificatório, a corrida ainda é amanhã e muita coisa vai acontecer. Sim, mas o jovem alemão de 21 anos fez bonito hoje. Sua pole gerou uma infinidade de números e se tornou histórica: é o mais jovem piloto a conquistar a pole-position; é a 1ª pole de sua carreira e da Toro Rosso; é a 76ª vez que um alemão sai na frente em um gp de F-1; é a 1ª vez desde Schumacher, no distante GP França de 16 de julho de 2006, que um alemão crava a melhor volta numa classificação.

Pessoalmente, acho que Vettel é o principal piloto da geração que irá suceder Alonso, Raikkonen e CIA, daqui a uns anos. É rápido, tem talento, e apresenta um grande desempenho, mesmo com um carro mediano nas mãos. A chuva que caiu hoje em Monza fez germinar esse prodígio exuberante que é o jovem alemão. Muitos, como eu, já prestavam muita atenção em Vettel desde o GP Japão do ano passado, quando, também sob um severo temporal, o alemão fazia uma corrida para pensar em chegar ao pódio. Uma batida com Webber, porém, acabou com o sonho do menino, de então 20 anos.


Vettel parece ser a maior promessa alemã na F-1 desde Schumacher. Até mais promissor do que Nick Heidfeld, que era sensação nas categorias de base, mas nunca esteve entre os bam-bam-bam da F-1. É evidente que o alemãozinho está só engatinhando na F-1, e que sua carreira pode desandar, assim como a de Nick, que hoje enfrenta uma crise na BMW. Vettel também precisa ser “lapidado”, ganhar muita experiência e quilometragem até ser considerado um dos grandes da atualidade. O alemão já deve estar despertando olhares cobiçosos de equipes como a McLaren e a Ferrari, ávidas por atraírem bons pilotos à seu staff. Não à toa, Vettel será “promovido” em 2009. Da filial STR, o rapaz passará à matriz RBR. Com mais possibilidades e com um carro (teoricamente) melhor, espera-se, pelo menos, ver Sebastian no pódio em diversas ocasiões no ano que vem.

Um comentário:

Jonas disse...

Nunca achei esse Vettel grande coisa, mas o que ele conseguiu hoje foi impressionante. Fazer a pole debaixo de chuva, desbancando concorrentes como Alonso e Massa foi algo para se guardar na memória. Olho nesse cara!