terça-feira, 7 de outubro de 2008

Vôo Cancelado

A anual viagem transatlântica que a F-1 faz rumo à América do Norte no meio do ano foi cancelada e o GP Canadá está fora do calendário 2009. E nem é culpa do caos aéreo.

Na corrida desse ano o circuito de Montreal enfrentou sérios problemas com o asfalto, que começou a esfarelar e comprometer a pilotagem. O ponto crítico era a freada do hairpin, onde Robert Kubica se acidentou em 2007. A pista recebeu severas críticas dos pilotos e a mini-reforma feita às pressas de sábado para domingo não resolveu o problema. Não foi a 1ª vez que os pilotos reconheceram problemas na pista canadense. Segundo alguns, como Kimi Raikkonen, defeitos no asfalto do Gilles Villeneuve são recorrentes.
_
Também há suspeitas de que problemas financeiros com a empresa que organiza o evento tenham causado a ausência do GP Canadá nos planos da próxima temporada.
_
Essa a maior novidade do Calendário-2009, divulgado hoje pela FIA. E é uma pena. Por mais que a F-1 seja a mais popular categoria do automobilismo mundial, ela não está imune a um crescimento das categorias tipicamente americanas, como a Indy, que voltou a crescer após a reunificação da ChampCar com a IRL. Em 2008, lamentavelmente, os 20 carros de Bernie Ecclestone não irão dar sequer uma volta na América do Norte, sinalizando uma ruptura histórica. É a primeira vez desde o início da F-1, em 1950, que a porção norte do continente americano não receberá nenhuma etapa da campeonato. O GP EUA também não será realizado em 2009.

A América do Norte, especialmente os EUA, é uma fatia importante do mercado automobilístico do mundo. E a F-1, que congrega marcas mundiais como a BMW, a Honda, a Toyota e, claro, a Ferrari, estará totalmente sem contato com essa significativa parcela de consumidores. Por essas e outras creio que a pressão dos times para um retorno ao Canadá e, especialmente, aos EUA seja forte.

No mais, a temporada do ano que vem está praticamente dentro do previsto pelo pré-calendário divulgado há 4 meses. A única mudança de rumo é o GP Turquia, remanejado para junho, para que os funcionários das equipes possam aproveitar o verão europeu em agosto. As mudanças de circuito que acontecerão em 2009 estavam previstas. São elas:

- O GP Alemanha, obedecendo ao rodízio com Hockenheim, volta a ser disputado em Nürburgring;

- O GP Japão, também respeitando o rodízio com Monte Fuji, volta (Deus existe!) a Suzuka (pra mim a melhor pista que a F-1 moderna já conheceu);

- A novidade é o GP Abu Dhabi, que encerrará a temporada no dia 15 de novembro. O GP Brasil será o penúltimo do ano, no dia 1º do mesmo mês;
_
* com colaboração de Paulo Maeda, do Blog da F-Indy.

7 comentários:

Anônimo disse...

tiraram EUA e agora Canadá, só sobrou Brasil pelo "lado de cá" !!!!!

Net Esportes
O Mundo dos esportes na internet

Jonas disse...

A F1 abandona uma das suas corridas mais divertidas pra ir pra mais um traçado sem graça do Tilke.

A F1 está morrendo graças a sua própria gana desenfreada por dinheiro!

oliver disse...

Melhor dizer pro "net esportes" falar baixo.

Vá que eles lembrem que o Brasil ainda consta no campeonato.

hahahaha



Grande abraço.

Anônimo disse...

pior q eh vdd, mais um circuito do Tilke, soh falta ser mais um mickey mouse.

Bom, se for parecido com o do Barhein pelo menos (jah q tb eh no deserto....)

Uma pena a saída de Montreal (apesar q eu nunca gostei mto do circuito)

Fábio Andrade disse...

Net: acho bom você acatar a dica do Olivier, haha!

Jonas: é uma pena. Tenho medo de pensar em onde vamos parar;

Olivier: grande sua presença de espírito. Daqui a pouco a F-1 assume de vez o que ela de fato é: um clubinho europeu onde americanos, africanos e asiáticos são uns intrusos;

Paulo: O circuito em si não tem muita graça, mas a diversão que ele proporciona é que é o grande negócio. É uma pena que tenha saído.

Anônimo disse...

Qualque coisa colocamos a corrida às 9h da manhã e fica tudo bem, 14h na Europa e ninguém percebe que estão 'longe de casa' !!!!!!!!!

Fábio Andrade disse...

Net: poxa, o GP Brasil é uma das poucas (a partir do ano que vem será a única) corridas que não exigem algum esforço pra acordar cedo no domingo e vc propõe uma coisa dessas?

Tsc tsc, hehe!