sábado, 18 de outubro de 2008

Noite do Pijama/China - Results & Coments [3]

A Briga

No Q3 decisivo de Xangai, prévia da briga pelo título, as atenções (como não deixaria de ser) estiveram polarizadas entre Hamilton e Massa. A decisão da pole na China ocorre num momento em que Hamilton é bombardeado por todos os lados. No briefing de pilotos na sexta-feira, o inglês foi espinafrado por boa parte das figuras importantes do paddock: chefes de equipe como Flávio Briatore (que tem a língua solta mesmo) e pilotos do quilate de Fernando Alonso (que, como todo mundo sabe, tem seus motivos para não ser muito chegado ao britânico) abriram a boca e criticaram Hamilton abertamente. Com as palavras ásperas proferidas pelos colegas de trabalho, Hamilton recebeu mais pressão, mais do que uma decisão de título já pode gerar. E ele respondeu às críticas hoje.


Na verdade Lewis vem respondendo à saraivada de opiniões negativas desde sexta-feira. De todos os treinos realizados de lá até aqui, o líder da temporada só não foi o mais rápido em um, o “warm up” do sábado, liderado por Heidfeld. Em todos os outros treinos, invariavelmente, Hamilton foi o melhor, e em alguns deles com muita sobra para o principal rival, Felipe Massa. Hoje não foi diferente: o piloto da McLaren liderou os 3 “Q”’s, e parte na frente em sua cruzada rumo ao título. Raikkonen é o 2º, Massa o 3º.

A vantagem de Hamiton sobre Massa é de quase 0,6s, ou seja, uma senhora diferença, muito próxima daquela que Felipe impôs sobre Lewis na classificação de Cingapura. Mas, assim como em Fuji semana passada, eu duvido que exista uma diferença muito gritante no nível de combustível dos três que ocupam as primeiras posições no grid. A impressão que eu tenho é a de que o carro da McLaren tem mais ritmo de treino, enquanto a Ferrari deve se sair melhor no long run, na hora da corrida.

Fala-se muito que a pista de Xangai favorece a Ferrari e que das 4 edições da prova chinesa, a equipe italiana venceu 3. É fato, mas de todas essas vitórias apenas uma foi com pole, na 1ª delas, em 2004 quando Rubens Barrichello ainda guiava pelo time de Maranello. Os outros êxitos dos carros vermelhos tiveram grande influência das circunstâncias da corrida: em 2006, Schumacher largou em 6º, numa pista meio seca meio úmida. Naquelas condições, a vantagem dos pneus intermediários da Bridgestone fizeram a diferença a favor do alemão, que venceu uma corrida que lhe manteve vivo na briga com Alonso. Em 2007, novamente a condição climática interferiu, o líder Hamilton abandonou e o caminho ficou aberto para Raikkonen. Portanto, é melhor ir com calma ao analisar as possibilidades da corrida de amanhã.

A McLaren apresentou uma superioridade indisputada até aqui. No Q3 de hoje, Hamilton foi, pelo menos, 3 décimos melhor que a Ferrari mais bem posicionada, a de Raikkonen. E pelo que se pode imaginar, o finlandês deve estar uma ou duas voltas mais leve do que os carros imediatamente ao seu redor, justamente para complicar a vida do veículo da frente. Era isso que se esperava em Fuji, não fosse a má classificação de Massa: Raikkonen parte leve, causa alguma confusão à estratégia da McLaren e crescem as chances de Felipe na corrida. É isso que se espera amanhã em Xangai.

A primeira fila chinesa é rigorosamente igual à japonesa. Hamilton e Raikkonen já estão “estudados”, um já sabe do que o outro é capaz porque a largada do GP Japão lhes ensinou isso. Na 2ª fila ainda há um ingrediente que, junto aos instáveis Hamilton e Massa, pode ser explosivo: Alonso, o tal que declarou ajudar o brasileiro se necessário, pode, assim como no Japão, se envolver na briga do caneco desse ano, mesmo não tendo chance alguma de título.

Há um outro cenário em vista: Massa, largando do lado limpo e emborrachado da pista, pode partir para o ataque por conta própria. Não é impossível. O arrojo e o desnecessário ímpeto são marcas dos dois pilotos que brigam pelo campeonato de 2008.

A missão de Massa não é simples. Sua tentativa de ser campeão esbarra em obstáculos importantes. A McLaren tem um carro dos mais confiáveis do grid, enquanto a Ferrari já mostrou que o F-2008 não é nenhuma jóia da durabilidade. Isso pode fazer diferença e tem causado certa preocupação quanto a corrida de amanhã porque Massa não poupou seu motor em Fuji e repete o mesmo propulsor agora em Xangai, diferentemente de Hamilton, que estréia uma nova peça na China. Além disso, há a questão da tabela, já complicada por natureza: Massa precisa ganhar, a todo custo, e contar com o maior número de carros possíveis entre sua posição e a de Hamilton. Não apenas Raikkonen se torna importante nesse momento, mas todo o pelotão intermediário. Massa precisa assumir alguns riscos porque tem menos a perder, mas não pode, em hipótese alguma, dar sopa para o azar como fez em Fuji, no episódio do toque com Hamilton. O campeonato poderia ser entregue ao inglês ali, caso acontecesse algum prejuízo ao F-2008 de número 2.

O campeonato pode acabar amanhã e as emoções prometem pintar logo na largada. Em quem o leitor aposta?

__

Alonso pinta, borda e aproveita seu bom momento psicológico. Embalado pelas duas vitórias consecutivas, o espanhol aprontou um 4º lugar para amanhã. Já disse e repito: numa largada com os já inconstantes Massa e Hamilton disputando o título, Alonso é o elemento que faltava para aumentar a tempertura do gp chinês;

__

Kovalainen é só 5 e não oferece ajuda alguma a Hamilton, a não ser que esteja com o tanque cheio. Típico.

__

De 6º Webber não tem nada: com o motor trocado, larga 10 posições atrás, e acaba juntinho de Coulthard, seu companheiro de RBR;

__

Heidfeld parece ter invertido os papéis da BMW. Foi ao Q3 e deixou o companheiro de equipe chupando dedo;

__

Toro Rosso? De novo no Q3 com os 2 carros. E há um dado: com a troca do motor de Webber, a filial empurra uma derrota sonora à matriz, que ficou com os dois carros abaixo do 15º lugar;

__

Trulli está na dele, em 9º. Nada demais, nada de menos.
_
1. Lewis Hamilton (McLaren) 1min36s303
2. Kimi Raikkonen (Ferrari) 1min36s645
3. Felipe Massa (Ferrari) 1min36s889
4. Fernando Alonso (Renault) 1min36s927
5. Heikki Kovalainen (McLaren) 1min36s930
6. Sebastian Vettel (Toro Rosso) 1min37s685
7. Jarno Trulli (Toyota) 1min37s934
8. Sebastian Bourdais (Toro Rosso) 1min38s885
9. Nick Heidfeld (BMW) punido
10. Nelsinho Piquet (Renault) 1min35s722
*Atualizado em 18/10 às 14:47

2 comentários:

Felipão disse...

ta com a mão na taça...

é só não se estabanar

Fábio Andrade disse...

Agora então, hein Felipão...