segunda-feira, 13 de outubro de 2008

O Dia Depois de Domingo

Não se trata de uma das grandes produções hollyudianas, mas de uma das improvisadas postagens deste editor, que notou certa animosidade nas declarações dadas pelos pilotos na segunda pós-Japão.

Massa foi o mais ameno em suas palavras. Disse que o toque com Hamilton não deve provocar maiores problemas de relacionamento com o inglês: "Temos um bom relacionamento. Eu o admiro como piloto e pessoa, e tenho certeza de que isso é recíproco. Não tento levar os problemas para fora da pista. Nunca tive problema em cumprimentá-lo, discutir assuntos e me divertir. Sem problemas. Não vou mudar com ele." – disse o ferrarista, num ataque de otimismo. Já Hamilton parece ter levado o negócio mais a sério. O Inglês crê que a manobra de Massa foi proposital: “Fiz a curva normalmente. Ele veio de forma muito agressiva e me atingiu. Acredito que foi deliberado” – falou o piloto da McLaren.

Me atrevo a dar um testemunho pessoal sobre o caso: confesso que no momento do toque me emploguei e comentei com meu pai: “o bom relacionamento dos dois acaba aí” – pensei. Agora que a poeira começa a baixar, percebo que talvez não seja para tanto. Mas que Hamilton levou o incidente a mal, isso ninguém nega.

Mas quem deu as declarações mais agressivas foi o francês Sébastien Bourdais, da Toro Rosso. Sobre a controversa manobra em que ele e Massa se chocaram, o jovem pilotou opinou: “Foi próprio de alguém perigoso que não sabe pilotar. Está lutando pelo título e corre riscos desnecessários, como fez comigo e com Webber. É um sinal de arrogância.” Falou, claro, com o ressentimento de quem foi claramente garfado. Sim, pra mim não há outro termo. O que fizeram com Bourdais foi uma punição por um incidente simples. Fiquei mesmo com a impressão de que estão tentando empurrar a decisão para Interlagos a qualquer custo.

Porém, coloco algumas observações nas palavras de Sébastien. Quando o francês diz que Massa foi “perigoso e não sabe pilotar”, está se esquecendo de uma coisa básica: Massa está atrás na tabela de classificação e PRECISA correr riscos para ser campeão. Pode-se acusar o brasileiro de um monte de coisas, mas não de correr da fogueira que é estar atrás na tabela e com ânsia de ganhar o mundial. Massa quer e vai atrás. É certo que as declarações do piloto da STR estão motivadas pelo ressentimento de uma decisão injusta.

Quem deu a declaração mais coesa da segunda-feira foi Nick Heidfeld: “Eu pensei que Hamilton tinha aprendido uma lição no ano passado. Ele foi aconselhado pelo time na última corrida para ter cuidado. Do que pude ver no replay, a disputa na primeira curva não era necessária."

Sem mais palavras minhas.

2 comentários:

Felipão disse...

Fica complicado realmene pro Hamilton esquecer, já que, se não foi de propósito, foi de uma imperícia incrível.

E o Bourdais tá certo, e, o que falou, meio que serve para o Hamilton também...

Fábio Andrade disse...

Felipão: é, e ainda tem a coisa toda de ter que tomar uma decisão importante em frações de segundo. É difícil? é. Mas há quem consiga, por que Hamilton não vai conseguir?

O Bourdais... acho que ele pegou um pouco pesado, tava ressentido com a punição sem sentido. Mas no fundo, no fundo, ele está certo.