segunda-feira, 6 de outubro de 2008

BMW - 2009

Depois de Ferrari, McLaren, Toyota, Williams e Red Bull, é a vez de a BMW anunciar a dupla de pilotos para 2009. Num comunicado rápido, Mário Theissen, o chefe da equipe, anunciou a manutenção de Robert Kubica e Nick Heidfeld como titulares e de Christian Klien como piloto de testes.

Kubica, o polonês-voador, chegou à F-1 quebrando algumas barreiras. Logo no seu ano de estréia já derrubou um campeão mundial: Jacques Villeneuve se acidentou no GP Alemanha 2006 e não apresentava condições de disputar a prova seguinte, o GP Hungria. Kubica foi escalado para substituí-lo e não mais saiu do posto de titular da equipe, deixando Villeneuve (que também já não satisfazia o time bávaro) na geladeira. No ano seguinte, o polonês foi a sensação da temporada com seu estilo rápido. Seu acidente do GP Canadá marcou 2007 e expôs o alto padrão de segurança da F-1 atual.

No ano seguinte, no mesmo circuito de Montreal, Kubica venceu a 1ª corrida de sua carreira, naquela que também foi a 1ª vitória da BMW na F-1. Heidfeld foi o 2º e completou a dobradinha.


Nick Heidfeld é alemão e está na F-1 desde 2000. Foi um piloto muito aclamado em suas passagens pela categorias de acesso, mas nunca figurou como campeão na F-1. Sempre esteve em equipes médias e assistiu de perto o sucesso dos companheiros de equipe. Em 2001 seu parceiro, o então promissor Kimi Raikkonen, disputou apenas uma temporada ao seu lado na Sauber. No ano seguinte Kimi já era contratado pela McLaren, enquanto Heidfeld continuava na equipe suíça, tendo como parceiro de equipe o brasileiro Felipe Massa. Em 2003, Nick assiste a mais uma mudança na dupla de pilotos da equipe de Peter Sauber: Massa é dispensado e se torna piloto de testes da Ferrari, enquanto Heinz Harald Frentzen ocupa a vaga em aberto.

Em 2004, Heidfeld vai para a Jordan, que emitia claros sinais de estar dando seus últimos suspiros. Com a venda da equipe no fim daquele ano, Nick consegue vaga na Williams em 2005, passando mais um ano limitado ao meio do grid. Em 2006 retorna à uma “nova” Sauber, já vendida à montadora alemã BMW.

A BMW está em sua participação mais promissora na F-1. Depois de fornecer motores às equipes Brabham, Arrows e Benetton nos anos 80 e de equipar a Williams durante a 1ª metade da atual década, a montadora alemã retornou à F-1 como equipe construtora, comprando a Sauber e utilizando a estrutura já existente no antigo time suíço. Atingiu o 5º lugar em sua estréia em 2006 e foi vice-campeã ano passado, beneficiada pela desclassificação da McLaren. Em 2008 a equipe alemã figura como a 3ª força da F-1 e seu piloto mais jovem, Robert Kubica, corre por fora na briga pelo título mundial.

O anúncio da dupla da BMW para 2009 fecha mais uma porta para Alonso, que dá pinta de continuar na Renault.

3 comentários:

Felipão disse...

Lembro de quando os engenheiros da Williams elogaram Heidfeld, que o cara era um ótimo acertador de carros...

Talvez seja por isso que a BMW insista com ele, pois seu desempenho nas corridas já não é mais ou mesmo...

Um piloto que se perdeu, graças a um acordo mal feito entre ele e Prost..

oliver disse...

BMW.

Acho que é a maior decepção do ano.

Uma pena que carros assim terminam por destruir seus pilotos, como a Honda fez com o Button.


Grande abraço.

Fábio Andrade disse...

Felipão: Heidfeld passou despercebido numa geração que foi moída pelo Schumacher. Foi uma pena. Creio que essa seja sua última chance de demonstrar algum pode de reação;

Olivier: acho que o carro até que não é ruim. O problema maior parecter sido a adaptação do Nick;

Obrigado pela constante presença de vocês!