sábado, 18 de outubro de 2008

Noite do Pijama/China - Results & Coments [2]

Veteranos e Invertidos

O Q1 foi razoavelmente inusitado em Xangai. As duas Force India ficaram fora, como é de costume. Uma Williams também foi degolada de primeira e uma Honda terminou o treino logo cedo. A surpresa é essa vaga que sobrou: David Coulthard a ocupou porque Barrichello conseguiu ir ao Q2.

É o contraste no fim de carreira de pilotos que começaram mais ou menos na mesma época, colocaram seus nomes entre os maiores pontuadores da história da F-1, foram submetidos a companheiros de equipes campeões e não conseguiram escapar da pecha de “escudeiros.” Com o carro que tem nas mãos, Coulthard é candidato ao Q3, mas costumeiramente tem ficado pelo caminho, abandonando a classificação logo no Q2. Hoje, em Xangai abusou do direito de andar mal, e ficou com o 16º tempo. Vai encerrar a carreira como um mero rascunho, sombra daquele piloto que já ganhou corridas como um GP Mônaco.


Com Rubinho a expectativa é inversa: espera-se que ele fique pelo Q1, graças ao ruim projeto da Honda, que briga com a Force India para descobrir qual o pior carro do grid. Rubinho, porém, levou a equipe japonesa a um bom 14º lugar, talvez numa tentativa de mostrar aos diretores do time que ainda consegue ser rápido e tem experiência a oferecer. Coulthard, ao contrário, parece desinteressado e apagado, ainda mais comparando seu rendimento com o do parceiro de equipe Mark Webber, que vai ao Q3 com relativa freqüência.

No Q2, a briga foi apertada. Renault, Toyota, STR, BMW e todo o pelotão do meio tentavam se garantir na fase final. Dos 15 que foram à segunda etapa da classificação, a Williams de Rosberg e a Honda de Barrichello já eram carta fora do baralho do Q3. Além desses dois, acabaram ficando de fora da briga pela pole Nelsinho Piquet (por míseros 7 milésimos!), Robert Kubica (raro momento em que Heidfeld consegue andar mais que o polonês) e Timo Glock.

Atenção especial, nesse caso, para Kubica. O piloto da BMW tem chances de título, mas as vê cada vez menores, especialmente depois dessa frustante 12ª colocação. Porém, conhecendo o polonês como a gente conhece, dá pra imaginar que ele parte amanhã abarrotado de combustível, para uma única parada. Não duvidem se o azarão surgir no pódio.

11. Robert Kubica (BMW) 1min35s814

12. Timo Glock (Toyota) 1min35s937

13. Rubens Barrichello (Honda) 1min36s079

14. Nico Rosberg (Williams) 1min36s210

15. David Coulthard (Red Bull) 1min36s731

16. Mark Webber (Red Bull) punido

17. Kazuki Nakajima (Williams) 1min36s863

18. Jenson Button (Honda) 1min37s053

19. Adrian Sutil (Force India) 1min37s730

20. Giancarlo Fisichella (Force India) 1min37s739

Atualizado em 18/10 às 14:50

Nenhum comentário: