Terminado o Q1 em Fuji, caíram as Force India e as Honda, como é o praxe. Mas para a surpresa geral, também há uma BMW fora.
Heidfeld, que teve o vínculo estendido por mais um ano com a equipe alemã, ficou fora logo no Q1. E o mau desempenho não parece exclusividade de Nick: Kubica ficou apenas com o 14º lugar na primeira sessão, mas seguiu na briga. A BMW me parece não ter se entendido com a pista de Fuji, que exige um compromisso entre a longa reta e o miolo lento. Na reta, potência de motor é essencial e no miolo, equilíbrio, boa aderência e tração são fundamentais. Como se vê, pista complicada para acertar o carro.
Já Barrichello falou ao repórter Carlos Gil sobre a indefinição a respeito das vagas na Honda. Rubinho disse que foi procurado pela direção esportiva do time e disparou: “a Honda precisa de um piloto experiente e motivado. Não há ninguém melhor do que eu nesse momento”. Falou, claro, com o ressentimento de quem quer continuar no emprego. Mas a Honda parece acenar com uma reformulação em seu cast de pilotos.
No Q2 poucas surpresas: as duas Williams fora, uma Renault e as duas RBR. O detalhe, que já se tornou corriqueiro, é que a STR passou com os dois carros ao Q3 de novo. A RBR precisa provar o próprio energético para ganhar asas.
No Q que decide a pole, Hamilton exibiu uma supremacia não esperada: andou 2 décimos melhor do que Raikkonen, o 2º, e pôs quase meio segundo sobre Massa. O resultado é desastroso para as pretensões do brasileiro na corrida.
Massa sabe que tem de ser 100% daqui até a última volta do GP Brasil, e o começo dessa caminhada final não foi bom. O 5º posto conquistado pelo ferrarista é pouco pra quem está 7 pontos atrás do líder, que fez sua parte com muito louvor e é o pole. Falou-se no peso de cada carro para a corrida de amanhã e Raikkonen é quem parece estar mais leve lá na ponta, junto com Alonso. A Ferrari certamente quis jogar com uma estratégia diferente para o finlandês, para compensar seu rendimento ruim com o F-2008. Mas para que tudo desse certo, era preciso que Massa fosse o pole. Não saiu como o planejado.
Ironicamente, justo quando Raikkonen anda bem, Felipe se classifica mal. Ficou parecendo que os dois vermelhos trocaram de lugar. Felipe, sempre tão rápido nas classificações, andou para trás, enquanto Raikkonen finalmente sai em boa posição no grid. Certamente Massa não está muito mais pesado do que Hamilton, não há nenhuma vantagem em largar com uma quantidade muito maior de combustível. Massa parece simplesmente não ter acertado a volta. Eu vou bancar o afoito ao levantar essa questão tão cedo, mas será que Felipe sentiu a pressão?Heidfeld, que teve o vínculo estendido por mais um ano com a equipe alemã, ficou fora logo no Q1. E o mau desempenho não parece exclusividade de Nick: Kubica ficou apenas com o 14º lugar na primeira sessão, mas seguiu na briga. A BMW me parece não ter se entendido com a pista de Fuji, que exige um compromisso entre a longa reta e o miolo lento. Na reta, potência de motor é essencial e no miolo, equilíbrio, boa aderência e tração são fundamentais. Como se vê, pista complicada para acertar o carro.
Já Barrichello falou ao repórter Carlos Gil sobre a indefinição a respeito das vagas na Honda. Rubinho disse que foi procurado pela direção esportiva do time e disparou: “a Honda precisa de um piloto experiente e motivado. Não há ninguém melhor do que eu nesse momento”. Falou, claro, com o ressentimento de quem quer continuar no emprego. Mas a Honda parece acenar com uma reformulação em seu cast de pilotos.
No Q2 poucas surpresas: as duas Williams fora, uma Renault e as duas RBR. O detalhe, que já se tornou corriqueiro, é que a STR passou com os dois carros ao Q3 de novo. A RBR precisa provar o próprio energético para ganhar asas.
No Q que decide a pole, Hamilton exibiu uma supremacia não esperada: andou 2 décimos melhor do que Raikkonen, o 2º, e pôs quase meio segundo sobre Massa. O resultado é desastroso para as pretensões do brasileiro na corrida.
Massa sabe que tem de ser 100% daqui até a última volta do GP Brasil, e o começo dessa caminhada final não foi bom. O 5º posto conquistado pelo ferrarista é pouco pra quem está 7 pontos atrás do líder, que fez sua parte com muito louvor e é o pole. Falou-se no peso de cada carro para a corrida de amanhã e Raikkonen é quem parece estar mais leve lá na ponta, junto com Alonso. A Ferrari certamente quis jogar com uma estratégia diferente para o finlandês, para compensar seu rendimento ruim com o F-2008. Mas para que tudo desse certo, era preciso que Massa fosse o pole. Não saiu como o planejado.
Quem não sentiu pressão alguma foi Hamilton. Andou muito, fez o que se espera de quem briga pelo título e sai na pole nessa prova decisiva. Hamilton andou demais, pôs 2 décimos em Raikkonen, que dá pinta de estar bem leve. Apresentou uma grande superioridade, que pode facilitar ainda mais sua vida. Larga tranqüilo amanhã, sabendo que o arquirival na briga pelo caneco de 2008 está numa inesperada 3ª fila.
Na briga dos companheiros de equipe, Kovalainen não foi o melhor, mas será o mais útil amanhã. Porque de nada adianta o parceiro fazer uma grande volta se quem briga pelo título larga lá atrás. Agora ver o companheiro na pole e notar que o grande rival vem atrás torna Kovalainen peça fundamental no jogo de xadrez que irá se desenrolar amanhã em Fuji. Segurar Massa o quanto puder será a principal tarefa do nórdico da McLaren.
Alonso, petulantemente, se colocou entre Ferrari e McLaren. Sua Renault é uma intrusa no ninho, mas parece sinalizar uma providencial melhora. Talvez era o que faltava para que o espanhol anuncie sua permanência no time francês. E, talvez sem querer, o asturiano pode se envolver na decisão do título desse ano, mesmo sem possuir chances de ser campeão.
As duas Toyota passaram com facilidade ao Q3 e largam em boas posições: Trulli 7º; Glock 8º. Certamente vão brigar para chegar ambos nos pontos e fazer a festa em casa;
Kubica salva (mais uma vez) a BMW com o 6º tempo. Muito diferente do companheiro Heidfeld. De todo modo, a BMW deixa a desejar em Fuji;
As STR passaram ao Q3 mas o desempenho foi discreto: Vettel é 9º, Bourdais é 10º
Notinhas da madrugada:
- Choveu pela manhã em Fuji e a pista virou um sabão. Sem aderência, o traçado se tornou um desafio para os pilotos. O pouco grip promoveu algumas rabeadas na pista japonesa e complicou a pilotagem.
- As listras verdes da campanha ambiental só serviram para piorar a visualização dos pneus. Ficou difícil, dependendo do ângulo, diferenciar macios de duros;
_
- As listras verdes da campanha ambiental só serviram para piorar a visualização dos pneus. Ficou difícil, dependendo do ângulo, diferenciar macios de duros;
_
Grid de largada para o GP Japão:
01
Lewis Hamilton
McLaren
01m18s404
02
Kimi Raikkonen
Ferrari
01m18s644
03
Heikki Kovalainen
McLaren
01m18s821
04
Fernando Alonso
Renault
01m18s852
05
Felipe Massa
Ferrari
01m18s874
06
Robert Kubica
BMW Sauber
01m18s979
07
Jarno Trulli
Toyota
01m19s026
08
Timo Glock
Toyota
01m19s118
09
Sebastian Vettel
Toro Rosso
01m19s638
10
Sebastien Bourdais
Toro Rosso
01m20s167
11
David Coulthard
Red Bull
01m18s187
12
Nelsinho Piquet
Renault
01m18s274
13
Mark Webber
Red Bull
01m18s354
14
Kazuki Nakajima
Williams
01m18s594
15
Nico Rosberg
Williams
01m18s672
16
Nick Heidfeld
BMW Sauber
01m18s835
17
Rubens Barrichello
Honda
01m18m882
18
Jenson Button
Honda
01m19s100
19
Adrian Sutil
Force India
01m19s163
20
Giancarlo Fisichella
Force India
01m19s910
Lewis Hamilton
McLaren
01m18s404
02
Kimi Raikkonen
Ferrari
01m18s644
03
Heikki Kovalainen
McLaren
01m18s821
04
Fernando Alonso
Renault
01m18s852
05
Felipe Massa
Ferrari
01m18s874
06
Robert Kubica
BMW Sauber
01m18s979
07
Jarno Trulli
Toyota
01m19s026
08
Timo Glock
Toyota
01m19s118
09
Sebastian Vettel
Toro Rosso
01m19s638
10
Sebastien Bourdais
Toro Rosso
01m20s167
11
David Coulthard
Red Bull
01m18s187
12
Nelsinho Piquet
Renault
01m18s274
13
Mark Webber
Red Bull
01m18s354
14
Kazuki Nakajima
Williams
01m18s594
15
Nico Rosberg
Williams
01m18s672
16
Nick Heidfeld
BMW Sauber
01m18s835
17
Rubens Barrichello
Honda
01m18m882
18
Jenson Button
Honda
01m19s100
19
Adrian Sutil
Force India
01m19s163
20
Giancarlo Fisichella
Force India
01m19s910
5 comentários:
Li o texto e fiquei com a sensação de que vi o treino. Coisa que definitivamente, não aconteceu.
O sono ganhou a guerra contra mim.
Meu...
Eu ia dizer a mesma coisa que o Ron...
Confesso que não assisti os treinos...
E nem precisou, graças a esse resumo super bem escrito...
Nota 10, Fabião!!
Isso pq vcs não sabem o quanto isso me custou, hehe!
Fiquei acordado até às 3H45 da manhã. Me deitei nesse horário e às 6H30 já estava em pé, me preparando para o longo dia no cursinho. Fiquei por lá até as 16H00, tendo aulas de literatura e história.
Fiquei o dia todo caindo pelas tabelas. As aulas da tarde foram mais críticas, quando o sono pesou mais. E quando penso que semana que vem será tudo assim de novo...
Agora vou tomar um banho, tentar dar uma dormida pra acordar lá pela 1 da matina.
Claro, os agradecimentos de sempre pela regular visita e pelos comentários dos senhores. Obrigadíssimo!
Boa sessão-coruja a vocês!
Cansado ou não, tenho certeza que a corrida hoje você não perde!
Boa madrugada para todos nós.
Abraços!
Fábio - GRID GP
Eu tb fiquei morgado o dia inteiro,na hora eu achei que eu tava vendo o nakajima no Q3!Estava bem mal...Vamos esperar pela a corrida.
Postar um comentário