segunda-feira, 23 de junho de 2008

Vídeo da Semana



Grande Prêmio do Brasil 2006. Última corrida de Schumacher, decisão do título, vitória de um brasileiro ...na certa uma das melhores corridas da década.

Mas o assunto do post é Michael Schumacher. No GP Brasil daquele ano o alemão encerrou a carreira em grande estilo. Não se trata de defender ou puxar a sardinha para o lado de Micahel. Depois de um começo decepcionante, Schumacher deu swow no autódromo de Interlagos.

Largou em 10º, e logo nas primeiras voltas teve o pneu furado numa disputa de posição com Fisichella. Foi aos boxes e voltou à pista em último, quase uma volta atrás do líder, Felipe Massa. O campeonato naquele momento estava acabado, Alonso era enfim o campeão. Sem ter mais com o que se preocupar, Schumacher decidiu se divertir em sua despedida.

Fez 13 ultrapassagens diretas, na pista. Claro, estar em uma Ferrari, o melhor carro daquele fim de temporada, ajuda nesses casos. E estar em Interlagos também. A pista paulista é um primor para quem tem um bom carro e precisa fazer uma corrida de recuperação: retas, curvas de alta e de baixa, subidas, descidas e um miolo travado, tudo contrubuiu para o espetáculo de Michael. A ultrapassagem do vídeo acima foi a última realizada por Schumacher.

O oponente no vídeo é Kimi Raikkonen, o sujeito que substituiu o alemão na Ferrari. Kimi, de McLaren, até que tenta, mas não consegue escapar de Schumacher. O alemão, talvez um pouco impaciente, tenta resolver a disputa na marra, um pouco antes da área conhecida como "junção". Acaba perdendo o traçado ideal e deixa Raikkonen escapar um pouco. Mas na volta seguinte o ferrarista ja está de novo na cola da McLaren e prepara o bote pra cima de Kimi. Na subida da reta dos boxes, Schumacher se aproxima muito de Raikkonen. O finlandês percebe a aproximação e "oferece" a linha de fora do "S" do Senna para o heptacampeão. Mas Schumacher enfia a Ferrari por dentro, retarda a freada ao máximo e realiza sua última tacada de mestre na Fórmula-1. A manobra arrancou aplausos da torcida nas arquibancadas de Interlagos.

Ah, depois de estar em último, Schumacher terminou a corrida (que teve Massa como vencedor) em 4º.

Nenhum comentário: