domingo, 8 de junho de 2008

Canadá - Results & Coments [11]

Piada

Nas palavras de Raikkonen, "uma piada". Nas de Trulli, "um desastre". Na avaliação de Fisichella, "inguiável". Bourdais pegou leve: "Escorregadio", foi sua definição. Webber, ao contrário, não escondeu sua indignação: "Não sei como eles vão lidar com esse problema da pista amanhã. Acho que vamos ter de usar motocross, porque não é aceitável para um carro de F-1 uma superfície dessas. No grampo, é melhor fazer a curva pela grama do que pelo asfalto" - disparou. Esses foram os adjetivos e as definições que o asfalto do circuito Gilles Villeneuve em Montreal conquistou após os treinos oficiais de ontem a tarde. Por absurdo que seja, o piso da pista de Montreal começou a se esfarelar durante a classificação, perturbando a vida dos pilotos.

Muito do que se viu de inusitado na definição do grid, como Hamilton andando 1s mais rápido que a melhor Ferrari e 0.6s a frente do segundo colocado, pode ser creditado a péssima condição da pista no Q3. A saraivada de críticas dos pilotos é mais do que justificável: são 20 pessoas arriscando a vida a 300Km/h numa pista que ja provou o que é capaz com o acidente do Kubica ano passado.

Mas nem vou bater na tecla da segurança dos pilotos pra não me tornar repetitivo. Vou me ater ao básico: uma pista que se julgue capaz de receber uma categoria top como a Fórmula-1 tem que, no mínimo, ser consistente. E eu não digo em relação ao seu traçado, ou a sua estrutura física. Digo em relação ao básico, àquilo que é essencial para a realização de um GP: o asfalto. Um circuito que deseje receber a F-1 não pode expor a categoria a uma posição de amadorismo como a que ocorreu em Montreal ontem.

O resumo da obra é o seguinte, segundo o site Grande Prêmio: a pista vai ser recapeada durante a noite para que tudo esteja em perfeitas condições de uso hoje. Tomara que dessa vez os organizadores da corrida sejam mais criteriosos!

Nenhum comentário: