domingo, 8 de junho de 2008

Canadá - Results & Coments [16]

O papelão


Para esse post, vários títulos me ocorreram, mas optei por "O Papelão" porque assim fica nítida a cena de comédia pastelão que se desenrolou na saída dos boxes de Montreal hoje. A batida de Hamilton em Raikkonen deixa claro o quanto falta ao inglês para ser considerado um fenômeno. Fenômenos não cometem acidentes dignos de trânsito de rua em uma competição como a F-1. Que fique claro: Hamilton é sim bom piloto. Hamilton só precisa crescer para aparecer.

Pra quem não viu, vamos a narração dos fatos: O Safety Car, como era esperado, entrou em ação depois que Sutil rodou e ficou em posição perigosa na pista de Montreal. Contavam-se 17 voltas realizadas e Hamilton caminhava para uma vitória aparentemente fácil, com Kubica em 2º e Raikkonen em 3º. Na volta 19, Hamilton, Kubica, Raikkonen, Rosberg, Alonso e mais um punhado de gente foi ao pit antecipar suas paradas, aproveitando a permanencia do carro de segurança na pista. Kimi e Robert ultrapassaram Lewis nos boxes e se dirigiram a saída. Os dois encontraram então as luzes do pit lane vermelhas e frearam para esperar autorização para a partida. Lewis que vinha atrás, não percebeu a luz e pronto. Uma cena digna de circo aconteceu: Hamilton atropelou Raikkonen dentro do pit lane! Fim de corrida para os então líderes do mundial. De brinde, Nico Rosberg, outro desatento, deu um toquinho em Hamilton e ficou sem bico. Inacreditavel!


Um Raikkonen visivelmente irritado saiu do cockpit da Ferrari apontando para o semáforo, como quem pergunta: "não viu o sinal vermelho, ô maluco?" Hamilton sabia da besteira que havia feito e sequer teve argumento a apresentar. Foi pra dentro do box da McLaren receber o consolo de papai Anthony, que semana passada também se envolveu em um acidente em que destruiu uma Porsche. Vai ver é herança de família.

A presepada não saiu barata. Hamilton e Rosberg vão perder 10 posições no grid da próxima corrida, o GP França em Magny-Cours. Os comissários entenderam que Lewis e Nico desrespeitaram as luzes vermelhas no pit lane e deveriam sofrer tais sanções. A punição complicou a vida de Hamilton no campeonato, já que na França ele dificilmente brigará pela vitória.

E agora aumentam as desconfianças da F-1 em relação ao inglês-sensação da temporada 2007. Até o GP China do ano passado, Lewis era um fenômeno pop, o novato que irritou um bicampeão, e que vinha pra ser o 1º estreante a vencer um campeonato de Fórmula-1. Mas de repente Hamilton se viu diante de um adversário maior que Massa, Alonso e Raikkonen juntos: a pressão. Hamilton, então líder do mundial, errou infantilmente na China ao insistir em se manter na pista com pneus desgastados e não completou a prova. Ainda havia uma segunda chance pro "fenômeno", no Brasil. Em Interlagos Hamilton mais uma vez traiu a sí próprio apertando um botão, o de limitação de giros, e entregou o título a Raikkonen. Terminou o ano jogando no lixo toda a boa impressão que havia construído durante a temporada.


O resultado é um prejuízo grande para Hamilton e para Raikkonen. O piloto da McLaren perdeu a liderança do campeonato para Kubica e está empatado com Massa na tabela, enquanto Kimi caiu de 2º pra 4º colocado na classificação geral. De qualquer forma Hamilton continua sendo a figura principal do ano. Graças a sua barbeiragem a tabela está super embolada.

Nenhum comentário: