sexta-feira, 27 de junho de 2008

Medo do frio

As mantas térmicas vão continuar a serem usadas em 2009. Pelo menos é o que afirma a revista Autosport. Segundo a publicação, a FIA voltou atrás em sua intenção de banir o recurso para a temporada do ano que vem. As mantas térmicas são como cobertores com aquecimento elétrico que mantém a temperatura da borracha elevada proporcionando uma boa aderencia dos carros ao asfalto. Esse efeito de segurança causado pelas mantas foi o principal argumento dos pilotos para criticar a intençao da FIA. Sem as mantas, eles argumentam, a F-1 tenderia a ficar mais perigosa, já que na volta dos pit stops os carros regressariam à pista sem boas condições de aderencia.

Eu estou com os pilotos. Nem tanto pela questão da segurança, mas pela insistência da FIA em aplicar meios artificiais para tentar recuperar a "emoção" durante as corridas. Pegue como exemplo os treinos classificatórios de sábado. No atual modelo a pole perdeu totalemente o sentido. A volta, que deveria ser a mais rápida do fim de semana, não é, nem de longe, a melhor do dia. Os carros vão para o tal "Q3" com o combustível para a largada do dia seguinte. E eu pergunto: Ferrari e Mclaren deixaram de dominar as primeiras posições por causa dessa regra ridícula?

O que impede as ultrapassagens na F-1 hoje é a imensa carga aerodinâmica que os carros carregam e não é a falta de um cobertor que vai mudar isso.

Nenhum comentário: