quinta-feira, 19 de junho de 2008

A mesma praça, outro jardim: França 2007

Véspera do início das atividades do GP França de Fórmula-1 é dia de relembrar como foi a corrida do ano passado.

Em 2007 a Ferrari desembarcou em Magny-Cours sob pressão. O time chegou às etapas norte-americanas como favorito e voltou a Europa com duas sonoras derrotas para a McLaren. Era a hora de reagir, e o circuito francês era um local prá lá de apropriado. Com uma pista de retas longas e curvas de alta, o traçado de Magny-Cours era (e ainda é) um dos que mais favoreciam os modelos com maior distância entre-eixos, como o F-2007 dos italianos. No sábado, Felipe Massa fez a pole e Raikkonen (que está se tornando célebre por não fazer boas voltas nos treinos classificatórios) foi o 3º. Entre as Ferraris estava Lewis Hamilton, em 2º. Fernando Alonso, o outro integrante do "G4" (as duplas de pilotos de Ferrari e McLaren), largava apenas na 10ª posição.


Na corrida o que se viu foi um domínio absoluto da Ferrari e uma das provas mais monótonas da temporada. A pista de Magny-Cours, localizada em uma fazenda no interior da França, numa área com pouquíssima (ou nenhuma) infra-estrutura para receber um evento do porte de um GP de Fórmula-1, apresenta um dos melhores exemplos daquele tipo de corrida que ninguém gosta: as sem emoção. A pista possui grandes áreas de escape (portanto ninguém sobra pelo muro) e não possui pontos de ultrapassagem (logo a estratégia é essencial para um bom desempenho durante a prova). E é nesse ritmo pacato, típico das áreas rurais, que se desenrola o GP francês. Por isso justifica-se a insistência de Bernie Ecclestone em retirar o GP da França da pista interiorana.

Na largada, Kimi Raikkonen partiu pra cima e ganhou a 2ª posição de Hamilton. O finlandês ficou à espreita, atento ao menor vacilo de Felipe Massa, pronto pra roubar a ponta do brasileiro. E foi na estratégia de paradas que a corrida se decidiu a favor de Kimi. No momento dos pit stops, Raikkonen sempre ficava algumas voltas a mais na pista do que Massa. Com um carro leve, Raikkonen fazia voltas muito rápidas e anulava a distância aberta pelo brasileiro. Quando Kimi voltou dos boxes e a verdade da prova se estabeleceu, Massa ja havia ficado para trás.


O resultado da prova foi típico, com nenhuma surpresa: dobradinha da Ferrari com Raikkonen (que iniciou sua reação da temporada) e Massa, e o 3º lugar de Hamilton. Para o próximo domingo, em condições normais de temperatura e pressão, espera-se o mesmo marasmo interiorano em Magny-Cours.

Nenhum comentário: