domingo, 22 de junho de 2008

França - Results & Coments [8]

Brigando com os donos da casa

A sina das McLarens foi brigar contra os donos da casa hoje em Magny-Cours. Lewis Hamilton passou 8 voltas ameaçando Nelsinho Piquet. Travou roda, fez traçados diferentes, tentou induzir o brasileiro ao erro de todas as formas. A velha rivalidade (os dois disputaram o título de GP2 em 2006) foi relembrada hoje na pista francesa. E em grande estilo. Sim, porque o Nelsinho Piquet que se viu hoje em Nevers foi o Nelsinho que todos esperavam ver desde o princípio da temporada. Seguro, intransigente, duro de ser ultrapassado. Hamilton tentou superar o brasileiro durante 8 voltas sem sucesso, até ser informado que sofrera nova punição. Depois de ter largado em 13º, Lewis recebeu um drive-through que acabou totalmente com suas chances de pontuar. Recebeu a bandeirada na 10ª posição.


Mas a briga de Hamilton com Piquet não foi o único encontro que McLaren e Renault protagonizaram em Magny-Cours. Depois de disputar em vão a posição com Nelsinho, Hamilton se encontrou duas vezes com Fernando Alonso na pista gaulesa. Nas duas Hamilton conseguiu fazer a ultrapassagem com facilidade, mas um suspense rondou os expectadores do GP. Depois do relacionamento explosivo dos dois na McLaren ano passado, a Fórmula-1 sempre espera faíscas nos encontros entre o inglês e o espanhol. Apesar dos triunfos sobre o arqui-rival, Hamilton não foi bem no GP França. O pupilo de Ron Dennis obteve um grande prejuízo no campeonato de pilotos: não pontuou e agora está 10 pontos atrás do líder Felipe Massa.
--
Nelsinho finalmente desencantou. Marcou seus primeiros dois pontos na F-1 e conseguiu terminar a corrida a frente do companheiro de equipe Fernando Alonso. Finalmente o brasileiro teve um desempenho minimamente elogiável. Talvez a grande conquista de Piquet não tenha sido a pontuação ou os elogios do chefe Flávio Briatore e sim a guinada no fator psicológico. Afinal segurar Lewis Hamilton, com a toda-poderosa McLaren durante 8 voltas é um fato louvável.

E Nelsinho também enfrentou a outra flecha prateada em Magny-Cours. Heikki Kovalainen tentou e conseguiu ultrapassar Piquet, mas não sem um bom esforço. O finlandês só concretizou a manobra na saída dos boxes quando o brasileiro (por motivos ainda obscuros) demorou a recuperar velocidade. Kovalainen, aliás, foi o homem da corrida. Fez várias ultrpassagens e, talvez pela primeira vez no ano, andou mais do que o parceiro Lewis Hamilton. Saindo da 10ª posição Heikki conseguiu chegar em 4º e salvou o fim de semana da McLaren.

Nenhum comentário: