sábado, 2 de agosto de 2008

Hungria - Results & Coments [3]

Festa japonesa, decepção italiana

Demonstrando um ótimo rendimento no travado circuto de Budapeste, a Toyota pôs os 2 carros no Q3, desequilibrando a briga pelo título de 4ª força mundial. A RBR, sua principal rival na disputa, ficou com um discreto 13º lugar de Coulthard e o 8º tempo de Mark Webber no treino de hoje.

Trulli, que já declarou estar vivendo o melhor momento de sua carreira (e está mesmo!), larga em 9º, posição que é até abaixo do que o italiano vem conseguindo até aqui. Surpresa mesmo é a posição do companheiro de equipe de Jarno:

Timo Glock, totalmente refeito do forte acidente sofrido em Hockenheim 15 dias atrás, fez o 5º tempo. Foi mais rápido que o atual campeão e piloto da Ferrari Kimi Raikkonen. É um grande feito do alemão, que terá uma tarefa ainda mais dura amanhã: segurar o campeão que se vê cada vez mais longe da briga pelo título.



Raikkonen, por sinal, mostra um dos mais fracos desempenhos de campeões em exercício nas classificações. Larga em 6º amanhã, assim como largou em Hockenheim na etapa alemã. É muito pouco para quem defende um título mundial, pilota uma Ferrari (que mesmo não sendo favorita é sempre candidata a estar, na pior das hipóteses, na 2ª fila) e já está 7 pontos atrás do líder num campeonato equilibradíssimo como esse. Nas próximas provas a Ferrari terá de decidir com qual dos dois pilotos será traçada a briga direta pelo título. Se a apatia de Raikkonen persistir, ele perderá a chance de ouro de se impor perante Massa.

Porém, há um dado interessante a respeito do comportamento dos dois pilotos da Ferrari. Segundo Raikkonen, a equipe vive um "momento difícil", mas "não pode desistir". Massa, no entanto, disse que "tinha possibilidade de brigar pela pole" mas foi "atrapalhado pelo tráfego no Q3". Enquanto Raikkonen, numa atitude extremamente realista, admite que o momento não é bom para a escuderia italiana, Massa insiste em culpar terceiros pela falta de rendimento, dele e/ou do carro.

Para a dupla ferrarista resta pensar no campeonato. Marcar o maior número de pontos possíveis e tentar minimizar o prejuízo (que certamente virá) e esperar os circuitos de alta velocidade (Spa e Monza) é tudo que o time do cavalinho rampante pode fazer no momento.

Nenhum comentário: