segunda-feira, 18 de agosto de 2008

A voz dos experientes

Seis títulos mundiais resolveram abrir a boca nos últimos dias. Os seis tratavam de um único assunto: o momento de Felipe Massa no mundial após a cruel etapa húngara. Os seis títulos que "falaram" sobre o GP e sobre o momento de Massa foram os três de Jackie Stewart e os outros três de Niki Lauda.

Para o britânico Stewart chegou a hora de Massa demonstrar sua força mental. Em entrevista ao portal RBS.com, Jackie afirmou que após um incidente infeliz como o da Hungria e faltando poucas provas para o encerramento da temporada, Massa tem que pôr em evidência sua capacidade de recuperação. Stewart deu a entender que, Massa precisa mostrar que vive um ano melhor que o do companheiro Raikkonen.


No mesmo tom esteve o austríaco Niki Lauda. Em entrevista ao site F-1.com o tricampeão reforçou que Raikkonen não está em sua melhor temporada, que McLaren e Ferrari ainda estão muito próximas e que o campeonato está absolutamente indefinido. Ainda segundo Lauda, Hamilton e Massa devem brigar pelo título de 2008. O ex-piloto falou ainda sobre a situação da Ferrari, que ainda não deu pistas sobre qual piloto vai brigar diretamente com Hamilton pelo mundial. Lauda, que ganhou 2 títulos pilotando o carro vermelho, afirmou que, mesmo que Raikkonen apareça com vantagem na classificação, Massa está em uma fase mais inspirada do que o finlandês.

--

Bem, os campeões aí de cima são autoridade. Pilotos de talento indiscutível, não à toa, tricampeões do mundo. Por mim, tudo o que eles disseram está ratificado: Massa está mesmo em melhor forma que Raikkonen e McLaren e Ferrari ainda estão muito perto uma da outra (a não ser que alguma coisa de muito revolucionária tenha acontecido nessas três semanas de folga). Porém, Lauda, Stewart e eu (!) estamos apenas especulando. Muitas e muitas vezes campeões do passado, jornalistas, comentaristas e palpiteiros de plantão (!) já queimaram a língua tentando adivnhar o futuro. Afinal, o Raikkonen pode desencantar e passar a render mais que o Massa. E também não é impossível que uma das duas equipes melhore muito mais do a outra. A única fala dos campeões jurássicos que pode ser considerada uma certeza, é:

"o campeonato está indefinido."

Nenhum comentário: