quinta-feira, 21 de agosto de 2008

A mesma praça, outro jardim: Europa 2007

Para relembrar o GP Europa do ano passado é preciso salientar algumas diferenças em relação à prova que será disputada esse ano: em 2007 a corrida com bandeira da União Européia ocorreu na Alemanha, no circuito de Nürburgring. Aliás, muitas pessoas questionam o motivo da existência de um gp sob bandeira européia, já que se trata de um continente e não de um país. Explica-se: em algumas temporadas, em razão da grande demanda de público e/ou do interesse comercial, há duas corridas em um mesmo país. O GP Europa já foi disputado na Inglaterra, na Alemanha (em especial na "Era Schumacher", quando havia grande interesse do público alemão pela F-1) e agora será sediado na Espanha, aproveitando o frisson dos espanhóis com a carreira do bicampeão Fernando Alonso.

Sabendo disso vamos aos fatos. Na classificação de sábado, Lewis Hamilton deu um susto em todo mundo. O inglês sofreu um acidente em alta velocidade, vítima de um pneu que furou em plena curva. Garantido na 10ª posição, Hamilton seria liberado para a corrida pela equipe médica. Enquanto Lewis era atendido o treino classificatório prosseguia. Ao final, Raikkonen em 1º, Alonso em 2º, Massa em 3º.


As grandes emoções, porém, estavam reservadas para o domingo. A chuva deu o ar da graça e encharcou a pista de Nürburgring. Ao contrário do que o bom senso recomendava, a direção de prova autorizou a largada, que foi super confusa. Vários carros escaparam na primeira curva e uma cena curiosa aconteceu: Hamilton, um dos que saíram da pista na Curva 1, conseguiu manter o carro ligado, foi içado por um trator e voltou à pista em último. No final das contas terminou a prova em 10º, uma volta atrás, ficando pela primeira vez fora da zona de pontuação em sua carreira na F-1.

Enquanto isso, Kimi Raikkonen protagonizava uma daquelas cenas de comédia pastelão (tão comuns a atual geração de feras da F-1). Na tentativa de entrar no pit lane para trocar os pneus de sua Ferrari, Raikkonen não consegue manter o controle e erra a entrada dos boxes, sendo obrigado a permanecer na prova com pneus de pista seca.

Na volta 4 a corrida foi interrompida por causa da forte chuva, que criou uma poça na Curva 1, onde vários carros aquaplanaram e derraparam. Depois de mais de meia-hora de interrupção, o GP Europa foi retomado com Markus Winkelhock, da Spyker, na liderança. O alemão, porém, nem pôde aproveitar seus momentos na ponta. Na 1ª curva foi ultrapassado por Felipe Massa, que passou a dominar a prova com certa folga. A chuva havia cessado e a pista começava a secar.

Mas o dia ainda prometia mais reviravoltas no gp europeu. Faltando 8 voltas para o fim da corrida a chuva volta a Nürburgring. Os ponteiros Massa e Alonso vão aos boxes e retornam à pista nas mesmas posições. Só que a Ferrari de Felipe Massa passa a render muito menos que a McLaren de Alonso. Os dois negociam a ultrapassagem por algumas voltas e o espanhol parte para o bote (veja o vídeo abaixo). Durante a manobra Massa joga o carro para cima de Alonso mas não evita a passagem do bicampeão. No finzinho, Alonso decide o GP Europa a seu favor.




E ainda haveria mais. Ao descer do carro para comemorar, Alonso, no melhor estilo "choronso", aponta para as marcas existentes no carro, fruto do choque com Massa. No deck onde os pilotos esperam pela festa do pódio, o espanhol e o brasileiro acabam discutindo asperamente (veja o vídeo abaixo). O europeu acusa Massa de ser desleal na manobra em que o brasileiro foi superado. O ferrarista revida, e sugere que Alonso é um "chorão."




A rivalidade, descobriu-se depois, era antiga, e havia nascido meses antes, no GP Espanha. Na ocasião, Alonso tentou roubar a 1ª posição de Massa na primeira curva, mas o brasileiro, agressivamente, não permitiu a ultrapassagem. Alonso acabou fora da pista e sem chance de vencer o gp dentro de sua casa. Ressentimentos à parte, dessa vez o espanhol levou a melhor.

Um comentário:

Maurício Ribeiro disse...

Massa não falou nenhuma mentira quando disse que o Alonso é um chorão. Ele é mesmo.

E esse pessoal da tv espanhola é pior que G. Bueno, tá doido.