sexta-feira, 8 de agosto de 2008

2009: a chance de fazer a diferença

Piloto não carrega carro nas costas. Esse chavão do automobilismo anda tendo intensa relação com o momento de Fernando Alonso na F-1. O espanhol está numa temporada apagada, preso a um carro que não lhe fornece possibilidade de bom desempenho, mas luta para se manter motivado. E o bicampeão terá, em 2009, a chance de voltar ao páreo.

Quando a Renault surgiu como favorita em 2005, Alonso fez história. Não tomou conhecimento do heptacampeão Michael Schumacher (numa Ferrari irreconhecível), suplantou Kimi Raikkonen e sua McLaren e não deu chance ao companheiro de equipe Giancarlo Fisichella. Alonso, que seguiu ganhando em 2006, já era apontado com o sucessor do alemão e se tornava bicampeão.

Em 2007 Alonso levou o número 1 para a McLaren, deixando de ser favorito imediato na briga pelo título. A equipe de Woking não havia apresentado um bom desempenho em 2006, e as reais possibilidades dos ingleses eram uma incógnita. Mas Alonso, confirmando a teoria de que é mesmo o melhor da atualidade, trouxe "6 ou 7 décimos" à equipe, desenvolveu o carro e fez de 2007 um ano de incrível disputa entre McLaren e Ferrari.

Mas as brigas com Hamilton custaram a permanência de Alonso no time de Ron Dennis. Sem ter vaga em uma outra equipe grande (leia-se Ferrari) o espanhol foi obrigado a voltar para sua casa, a Renault. Só que o panorama de 2008 não é, nem de longe, o mesmo que se configurou em 2005 e 2006. A Renault sofre com um carro fraco e o melhor que pode ser oferecido ao bicampeão é o meio do grid. É louvável, entretanto, a motivação de Alonso, que continua com esperanças de arrancar um pódio, ou até uma vitória, do atual modelo da montadora francesa.

"Oras, mas se Alonso é o melhorzão, por que ele não leva a Renault de volta ao topo?"

Ótimo, Alonso é o melhor do atual grid, mas não é santo milagreiro. Há de se lembrar que em 2005, quando o espanhol debutou no hall dos campeões, o regulamento tinha passado por severas alterações: trocas de pneu foram proibidas, regime de motores foram mudados e a Ferrari, que dominava a década até então, demorou um pouco a entender e a se adaptar aos novos tempos. Foi nesse ambiente de mudanças (em que as dificuldades foram as mesmas para todos, nivelando o desenvolvimento dos carros) que a Renault surgiu como novidade. É muito diferente do que acontece agora que as grandes Ferrari e McLaren já se adaptaram e voltaram a papar as vitórias. Porém, é muito parecido com o que vai acontecer ano que vem.


Em 2009 o regulamento sofrerá novas mudanças intensas. Os pneus voltam a ser slick, a aerodinamica será muito limitada e o tal KERS deve mesmo entrar em operação. Portanto, o jogo começa no zero a zero para todo mundo. É a chance que Alonso tem para voltar a fazer a diferença.

Um comentário:

Anônimo disse...

o Alonso é certamente o melhor corredor que tem. mostrou que o Shummi não é tao genial assim. foi campeao tantas vezes por nao ter enfrentado durante toda sua carreira pilotos de ponta, ficando assim facil a vida pra ele, ainda mais guiando uma Ferrari com todos focados nele... aparece entao o Alonso e mostra a ele que as coisas nao eram bem assim...