domingo, 3 de agosto de 2008

Hungria - Results & Coments [7]

O humano fez o que pôde, a máquina deixou a desejar


Quando Hamilton e Kovalainen conquistaram a 1ª fila ontem na classificação, as previsões eram todas iguais: Hamilton largando para vencer, Kovalainen segurando Massa e o brasileiro lutando para conseguir chegar ao pódio. Seria mesmo assim se, na largada, o piloto não tivesse feito a diferença. Hoje, em Hungaroring, Felipe Massa fez o que a muito tempo não se via na partida de uma corrida: o material humano fazendo a diferença.


Foi uma largada irretocável, agressiva, segura e beirando a genialidade. Em que outra prova, nos últimos anos, o leitor viu algum piloto partir da 3ª para a 1ª posição antes da segunda curva? Massa fez o que Raikkonen não vem tendo competência para fazer: dar uma resposta a McLaren no momento em que a equipe se sente favorita ao título.

E Massa partiu para fazer uma corrida absolutamente correta. Mais rápido do que as McLaren em toda a prova, Felipe levava a Ferrari ao mesmo patamar de competitividade que os carros ingleses. Depois de cruzar a primeira curva na liderança, não teve concorrentes, e pilotou o tempo todo para a vitória, sem ser incomodado pelos rivais. Quando o pneu de Hamilton furou, por volta do 40º giro, Massa teve tranquilidade para passar a administrar a corrida. Passou a "salvar o motor", como se diz na gíria do automobilismo, reduzindo o ritmo e poupando o propulsor. Parecia ali que o campeonato estava todo a seu favor.





Porém, de vez quando as coisas não saem como o previsto. Chame de destino, eu prefiro falar em algo impoderável. Faltando 3 voltas para o fim, o motor da Ferrari de Massa explode e deixa o brasileiro a pé. É um caso em que não há culpados, afinal, máquinas dão defeito. Mas é duro falar em falha mecânica justamente num carro famoso pela confiabilidade e durabilidade de seus compostos. Dói ainda mais em Massa, saber que a vitória lhe daria a liderança do campeonato e uma folga de 3 pontos sobre o líder Hamilton. Com a quebra do motor do brasileiro, a liderança do mundial foi trocada por um indigesto 3º lugar, 8 pontos atrás de Hamilton, 3 atrás do companheiro de equipe (e apagadíssimo) Kimi Raikkonen.


Mesmo com um resultado de prova que beira a crueldade, a Ferrari não saiu no prejuízo total. Com o ritmo forte de Massa a equipe deu uma amostra de que tem força para competir em pé de igualdade com a McLaren. Afinal, Massa foi mais rápido que Hamilton e Kovalainen justamente na pista onde se esperava um passeio do time de Woking. Com um pouco de tranquilidade, a equipe ainda pode virar novamente o jogo num campoenato que ainda tem 7 corridas pela frente.

--

Raikkonen perdeu a corrida no sábado, ao se classificar em 6º. Na largada, enquanto seu parceiro de equipe fazia miséria la na frente, Raikkonen perdia posição para Alonso. Limitado pelo espanhol durante mais da metade da corrida, Kimi contou com um problema na parada do bicampeão e o furo no pneu de Hamilton. Deu sorte de chegar em 3º e está agora três pontos a frente de Massa, justamente quando se aproxima a hora de a Ferrari decidir com qual piloto vai brigar pelo título. Mas para um campeão do mundo, Raikkonen ainda deixa muito a desejar.

Nenhum comentário: