terça-feira, 26 de agosto de 2008

Europa - Memories

Hoje, sim!

Edição 2002 do GP Europa, na pista de Nürburgring, Alemanha.



A corrida foi movimentada. Num ano em que a Ferrari deitou e rolou, o gird de largada era atípico. Primeira fila da Williams com Montoya em 1º e Ralf Schumacher em 2º. Ferrari só em 3º com Michael Schumacher e 4º com Barrichello.

As emoções começaram logo na largada. A dupla da Williams se enroscou na luta pela ponta e quem se deu bem foi Barrichello, que pulou do 4º para o 2º lugar, enquanto Ralf Schumacher alcançava a liderança. Mas a alegria do alemão durou pouco. Ainda na primeira volta o brasileiro deu o bote e pulou na ponta.

Enquanto isso o Schumacher "de verdade", o da Ferrari, ficou com o que restou: a 4ª posição. Mas como o bom Schumacher que ele era, partiu para cima das Williams e em poucas voltas já estava em 2º, deixando para trás o irmão Ralf e o colombiano Montoya. Enfim, restava superar o companheiro e navegar sem mais problemas rumo à vitória. Mas daquela vez a história seria um pouco diferente.

Depois de superar as Williams, Schumacher até que tentou, mas não conseguiu acompanhar o ritmo de Rubinho. No momento em que os dois estiveram mais juntos, talvez para que ocorresse uma manobra de troca de posição, Schumacher cometeu um erro, rodou e a diferença se tornou muito grande, impossibilitando qualquer espécie de jogo de equipe. E talvez a Ferrari não quis correr o risco.

Naquele ano a equipe havia sofrido grandes críticas por causa da manobra do GP Áustria, a célebre corrida em que Barrichello cedeu a vitória para Schumacher a 50 metros da linha de chegada e que ainda estava fresca na memória de todo mundo. Em Nürburgring o campeonato ainda não estava decidido, mas Schumacher era dono de uma grande vantagem na tabela. Sem as interferências da equipe, Barrichello continuou rápido, fez o segundo pit stop sem maiores problemas e venceu a segunda corrida de sua carreira, com Schumacher em segundo, fazendo uma dobradinha da Ferrari (a primeira com Barrichello na frente), para a alegria dos tiffosi.

Nenhum comentário: