Enfim, a briga pela pole se resumiu a Massa e Hamilton. São, na verdade, os dois que disputam o campeonato. A tabela não reflete isso porque Raikkonen, apesar de sonolento, não está morto. E o grid de largada para a corrida de amanhã é retrato do campeonato.
Massa foi soberano no Q3. Em especial no 1º trecho, 3 décimos melhor do que qualquer outro piloto. Felipe pôs meio segundo em Raikkonen e deixa a direção da Ferrari em um difícil paradoxo: há um piloto campeão do mundo,mas que não está em um bom ano. De outro lado, há um ainda aspirante a campeão, mas que está em grande fase. E enquanto a equipe não opta por um dos dois, a rival McLaren de Hamilton tem a chance de disparar no campeonato.
Hamilton, o 2º, até que tentou, mas no final prevaleceu a superioridade que a Ferrari apresentou durante todo o fim-de-semana em Valência. Claro, o inglês tem grandes chances, ainda mais com a atual distribuição de pontos, que privilegia a regularidade. Um pódio já é um bom resultado para o afilhado de Ron Dennis.
Kovalainen, como quase sempre, apagado. O mais novo vencedor da F-1 larga em 5º amanhã. Melhor desempenho teve seu compatriota, Kimi Raikkonen (mas nem foi tão melhor assim). Com o 4º lugar, Raikkonen corre o risco de ser ultrapassado por Massa na tabela, justamente nesse momento crucial do campeonato. E pra dizer a verdade, se isso acontecer se fará justiça.
Não é patriotada nem histeria nacionalista. Nao sou fã desse tipo de comportamento. Mas com 11 etapas realizadas fica claro que Massa faz, em 2008, um trabalho melhor que o de Kimi. Em especial depois do GP Hungria, a F-1 se deu conta de que Massa está cada vez mais encontrando o equilíbrio entre o arrojo e a inteligência. Raikkonen, por sua vez, faz um campeonato apagado, principalemente na 2ª metade. Falta-lhe, acima de tudo, desempenho nas classificações. Senna, um dos gênios desse esporte, dizia: "é na classificação que se evocam todas as qualidades de um grande piloto". O campeão Raikkonen, definitivamente, anda deixando a desejar.
Porém, lembrem-se: há risco de chuva e a pista é de rua. Portanto, existe a grande possibilidade de a sorte ser o fiel da balança do GP Europa. E de sorte o Raikkonen entende.
--
Grid de largada para o GP Europa 2008:
01
Felipe Massa
Ferrari
01m38s989
02
Lewis Hamilton
Mclaren-Mercedes
01m39s199
Lewis Hamilton
Mclaren-Mercedes
01m39s199
03
Robert Kubica
Bmw Sauber
01m39s392
Robert Kubica
Bmw Sauber
01m39s392
04
Kimi Raikkonen
Ferrari
01m39s488
Kimi Raikkonen
Ferrari
01m39s488
05
Heikki Kovalainen
Mclaren-Mercedes
01m39s937
Heikki Kovalainen
Mclaren-Mercedes
01m39s937
06
Sebastian Vettel
Toro Rosso
01m40s142
Sebastian Vettel
Toro Rosso
01m40s142
07
Jarno Trulli
Toyota
01m40s309
Jarno Trulli
Toyota
01m40s309
08
Nick Heidfeld
Bmw Sauber
01m40s631
Nick Heidfeld
Bmw Sauber
01m40s631
09
Nico Rosberg
Williams
01m40s721
Nico Rosberg
Williams
01m40s721
10
Sebastien Bourdais
Toro Rosso
01m40s750
Sebastien Bourdais
Toro Rosso
01m40s750
11
Kazuki Nakajima
Williams
01m38s428
Kazuki Nakajima
Williams
01m38s428
12
Fernando Alonso
Renault
01m38s435
Fernando Alonso
Renault
01m38s435
13
Timo Glock
Toyota
01m38s499
Timo Glock
Toyota
01m38s499
14
Mark Webber
Red Bull
01m38s515
Mark Webber
Red Bull
01m38s515
15
Nelsinho Piquet
Renault
01m38s744
Nelsinho Piquet
Renault
01m38s744
16
Jenson Button
Honda
01m38s880
Jenson Button
Honda
01m38s880
17
David Coulthard
Red Bull
01m39s235
David Coulthard
Red Bull
01m39s235
18
Giancarlo Fisichella
Force India
01m39s268
Giancarlo Fisichella
Force India
01m39s268
19
Rubens Barrichello
Honda
01m39s811
Rubens Barrichello
Honda
01m39s811
20
Adrian Sutil
Force India
01m39s943
Adrian Sutil
Force India
01m39s943
Nenhum comentário:
Postar um comentário