domingo, 24 de agosto de 2008

Europa - Results & Coments [8]

Mil voltas e voltas que dei

A Fórmula-1 é feita de voltas. São voltas e mais voltas que definem o resultado de uma corrida. Para irritação de alguns, que não vêem graça em assistir 20 carros passando pelo mesmo lugar mais de 50 vezes durante uma corrida. Mas são as voltas que o mundo dá que estão movimentando o mundial desse ano.

Felipe Massa venceu o GP Europa. Foi seu 9º triunfo na F-1, o que o iguala a Rubens Barrichello em número de vitórias. Foi uma vitória tranquila, sem grandes contratempos, quase de ponta a ponta. Para sorte de Massa o incidente com Adrian Sutil não resultou na entrada do Safety Car, o que poderia comprometer sua liderança. Com a vitória na corrida de estréia do gp valenciano, Massa entra para a história como o primeiro vencedor da pista de rua espanhola. Graças este feito, Massa também repete outra marca de Rubens Barrichello, vencedor do primeiro GP China em 2004.

Massa está provando com fatos a boa fase e o amadurecimento que vive. Suas performances estão sendo mais constantes e mais proveitosas do que as de seu companheiro Kimi Raikkonen. Até quando não marca pontos, como na Hungria, Massa dá amostras de que está pilotando mais do que Kimi. E foi com tranquilidade que Felipe venceu, convenceu e assumiu a vice-liderança do campeonato de pilotos. A vitória hoje em Valência ganha contornos de redenção após o cruel abandono em Hungaroring, com apenas 3 voltas faltando para o final.

Massa foi tão superior que Hamilton parece ter se resignado a apenas levar o carro ao final da prova. E, como eu havia dito ontem, o inglês não precisava arriscar, levando em consideração que a distribuição de pontos privilegia a regularidade. Hamilton foi corretíssimo ao fazer uma corrida apenas para se manter na liderança do mundial. Faturou 8 pontos e está com uma folga de 6 para Massa.

A figuraça do fim-de-semana foi Kimi Raikkonen. Para coroar o péssimo momento do campeão no campeonato, a corrida de Valência foi daquelas para esquecer. Kimi cometeu um erro infantil no pit lane de Valência, acelerou antes de receber a autorização e derrubou um mecânico da Ferrari. Fora os erros do piloto, a Ferrari de Raikkonen apresentou outro problema no motor e deixou o campeão a pé. É hora da equipe de Maranello prestar mais atenção no quesito confiabilidade do motor do F-2008. Segunda quebra consecutiva do propulsor dos italianos, num carro que era apontado como mais confiável do que o antecessor, F-2007.
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Raikkonen corrobora a tese de que não está bem. Seu campeonato é discreto e muitos dos pontos que o finlandês possui na tabela são resultado da sorte. Só que sorte não dá as caras todo dia. Depois de um bom início de ano, em que deu show em Massa e conquistou duas vitórias quase consecutivas, Raikkonen mergulhou em sucessivos maus resultados. Fica, agora, para trás de Massa no momento em que se torna imperativo que a Ferrari escolha um dos dois pra lutar com Hamilton pelo título. Com 13 pontos de desvatagem para o inglês, Kimi pode estar dando adeus as suas chances de ser bicampeão mundial.

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