sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Campeão no além

Phil Hill, o único piloto nascido nos EUA que foi campeão de um mundial de F-1, morreu ontem, aos 81 anos, na Califórnia. O ex-campeão sofria de Mal de Parkinson.

O americano Philip Toll Hill Jr. estreou na Fórmula-1 em 1958. No mesmo ano obteve destaque ao vencer as 24 Horas de Le Mans, feito que conseguiu repetir por mais três vezes. Três, aliás é o número de vitórias que Hill conquistou na Fórmula-1, a primeira delas (assim como as outras duas) pela Ferrari no GP Itália de 1960. Em 1961, o norte-americano sagrou-se campeão e associou definitivamente seu nome ao da escuderia italiana.

No fim de 1966 Hill abandonou a F-1, mas continou correndo em outras categorias por mais um ano. No fim de 67 terminou sua carreira de piloto.

Luca di Montezemolo, presidente da Ferrari, manifestou pesar pela morte do campeão: "Eu, como todos os funcionários da Ferrari, estamos extremamente tristes com a notícia da morte de Hill, um homem e um campeão que deu tanto para a Ferrari e que sempre representou os valores da companhia dentro e fora da pista. Nós sempre mantivemos contato ao longo dos anos e sei que vou sentir falta de sua paixão e de seu amor pela Ferrari."
--
Mesmo depois de aposentado, Hill não deixou de se envolver com o mundo da F-1. Passou anos trabalhando para uma revista especializada e era frequentemente visto no paddock. Com fama de "gente boa", era uma daquelas figuras bem vistas por todos, mesmo no mundo de cobras venenosas que é a F-1.

Nenhum comentário: