terça-feira, 31 de março de 2009

Mais do Mesmo: Ao Vestibular, Calouro!

Pelo desempenho apresentado nos testes e na corrida de domingo, ficou claro que a McLaren terá muito trabalho em 2009. A equipe não tem um bom equipamento em mãos, ficou com medíocres 14º e 15º lugares na classificação de sábado e ainda sofreu com a punição aplicada a Lewis Hamilton, que trocou o câmbio e acabou iniciando o GP Austrália na 18ª posição.

A perspectiva para esse início de temporada não é muito diferente. O próprio Hamilton admitiu ontem que o GP Malásia, disputado no próximo fim de semana, deve sublinhar ainda mais as deficiências, sobretudo na parte aerodinâmica, do MP4/24. A equipe deve passar as próximas etapas largando do meio ou do fundo do grid e forçando Heikki Kovalainen e Hamilton a avançarem entre o pelotão.

A condição acima ambienta um desafio ao qual Lewis nunca esteve acostumado na F-1. O atual campeão já chegou à categoria num carro extremamente competitivo, brigando por pódios e, posteriormente, por vitórias e pelo campeonato. Hamilton era uma espécie de calouro que ingressou na universidade sem passar pelo vestibular. Apesar da competência, Hamilton deixou no ar a sensação de que ainda precisa provar alguma coisa, e mesmo seu título em 2008 não lhe posicionou como piloto completo no imaginário geral da F-1. Para muitos, falta a Hamilton o aprendizado de penar com um carro ruim, partir do fim do grid e impressionar em condições adversas. Essa etapa de aprendizagem a qual todos os seus colegas de pista foram submetidos foi queimada por Hamilton, que já estreou no consagrado cockpit da McLaren brigando por vitórias.

Em Melbourne, partindo da 18º colocação, o inglês cruzou a meta de chegada no 4º posto, que acabou virando 3º. Em que pesem os inúmeros incidentes que tiraram vários carros da corrida, foi uma das poucas chances que o universo da F-1 teve de ver Hamilton vindo de trás e fazendo uma corrida limpa.

Será 2009 a chance de Hamilton justificar em definitivo a histeria da torcida inglesa e provar que também é bom vindo do fundo do grid?

É ano de vestibular, de decisão, e de extrema dedicação para o calouro campeão.

5 comentários:

Anônimo disse...

eh Fábio, agora eh a hora do Hamilton provar todo seu talento, acredito que ele conseguirá passar nessa prova. Flws

Ron Groo disse...

Confesso que também esperava por esta chance de ver Hamilton ajustando um carro ruim.
Veremos agora, se o carro dar sinal de melhoras o que ele pode fazer pelo bolido.

Marcos Antonio disse...

com certeza, o Hamilton vai ter que mostrar, muito,mas muito serviço com um carro ruim. Talvez aí seja considerado um grande piloto, até agora é um piloto bom.

Ylan Marcel disse...

Muita sorte desse Hamilton. Não ia nem pontuar. Daí, Ferrari quebra, Kubica e Vettel batem e ainda tem Trulli punido.

Fábio Andrade disse...

Senhores, acho que ao final desse ano muita gente (eu incluso, claro)vai poder ter opinião formada sobre Lewis. Acho que vai ser ao fim da temporada que a gente vai descobrir de fato se o menino é isso tudo o que querem transofrmá-lo ou se é apenas mais um bom piloto.