quinta-feira, 3 de julho de 2008

A mesma praça, outro jardim: Inglaterra 2007

Silverstone, 2007. O circo da Fórmula-1 desembarca no circuito que sediou a 1ª corrida da história da categoria, em 1950. O tradicional traçado inglês recebria mais uma vez uma corrida de F-1 sob ameaças. Bernie Ecclestone repetia (e continua a repetir) que se a margem de lucro do GP Inglaterra não melhorasse o Gp inglês mudaria de circuito. Também era (e ainda é) considerada a possibilidade (extrema, diga-se) de a Grã-Bretanha ficar sem uma corrida para chamar de sua.


Mas, deixemos o lado político-financeiro de lado e vamos ao que importa: o fim de semana do Gp. Pra começar é bom lembrar que a Inglaterra estava fascinada pelo prodígio Lewis Hamilton. A HamiltonMania estava no auge e Lewis em casa. A expectativa por uma vitória britânica dentro do Reino Unido era alitíssima. Desde David Coulthard em 2000 o fato não acontecia. E teve que ser adiado por mais um ano.

Na classificação de sábado, euforia. Lewis Hamilton faz a pole e o autódromo de Silverstone vem abaixo. Hamilton contou com uma pontinha de sorte para conquistar a pole. No final do treino Kimi Raikkonen voava com a Ferrari em sua última volta rápida. O finlandês, no entanto, deu uma pequena saidinha de pista na última volta, mas mesmo assim fez o melhor tempo do dia até ali: 1m20s099. Mas Hamilton ainda tinha uma volta pra girar e não a desperdiçou: com 1m19s997, o inglês superou Raikkonen por 0s119 (talvez o tempo que o ferrarista perdeu em sua saidinha na última curva). Fernando Alonso e Felipe Massa classificaram-se em 3º e 4º, respectivamente.



No domingo, Silverstone respirava confiança. Com a torcida desejando uma vitória (o que não deixa de exercer uma certa pressão mental sobre o piloto) os carros alinharam para a largada. Quando a partida estava para acontecer as luzes vermelhas começam a piscar. Era Felipe Massa com o motor de sua Ferrari apagado. O brasileiro (com a corrda absolutamente comprometida) teria de largar dos boxes enquanto o restante dos pilotos faria mais uma volta de apresentação. Na nova largada as posições dos ponteiros não sofreram mudanças: Hamilton era o líder, Raikkonen o 2º e Alonso o 3º. Mas Lewis enfrentava problemas de rendimento com os pneus duros e sofria um severo ataque de Kimi Raikkonen. No momento da 1ª parada nos boxes as posições se alteram: Alonso, com uma primeira "perna" mais longa, fica mais tempo na pista com o carro leve e volta na ponta. Raikkonen ganha a posição de Hamilton e volta em 2º. Lewis é apenas o 3º.

Enquanto isso Felipe Massa dava seu show particular. Vindo da última posição e fazendo uma corrida para pontuar, Massa fez 12 ultrapassagens na pista e 3 nos boxes. Nas últimas voltas Felipe tentou ultrapassar Robert Kubica (que ja mostrava do que era capaz) em vão. Terminou em 5º.

Lá na ponta Alonso continuava líder, seguido por Raikkonen e Hamilton. Na 2ª "janela" de pit stops, porém, o espanhol é vítima da mesma arma que usou para pular na ponta: Raikkonen faz um segundo trecho mais longo (6 voltas a mais que o espanhol) e volta à pista como líder, na 43ª volta. Alonso é o 2º e um apagado Hamilton o 3º. As posições não se alteraram nas poucas voltas que restavam para o fim e Kimi Raikkonen faturava a segunda vitória consecutiva na temporada 2007.



Ah, achei um vídeo com as ultrapassagens do Massa:

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