sexta-feira, 4 de julho de 2008

Despedidas em série

Ontem David Coulthard anunciou a aposentadoria e hoje mais uma despedida marcou o dia em Silverstone. E não foi nenhum piloto ou equipe que estão de saída, mas o próprio autódromo inglês. A pista que sediou a 1ª corrida da Fórmula-1 da história, em 1950, vai ser retirada do calendário. O Gp britânico se muda, a partir de 2010, para a pista de Donington Park.

Os motivos para que a F-1 deixe seu palco primordial são basicamente financeiros. O BRDC (um clube de pilotos britânicos, proprietário do circuito) se recusava a pagar mais para receber uma corrida de F-1. O valor do contrato de Bernie Ecclestone com o clube era o 2º mais baixo dentre todos os circuitos que recebem a categoria, sendo maior apenas que o de Monte Carlo. Além disso, Ecclestone sempre reclamou da infra-estrututa de Silverstone, dizendo que o circuito não estava pronto para receber uma categoria como a Fórmula-1. O contrato com o BRDC dura até 2009, quando a F-1 irá se despedir de seu primeiro circuito.

Donington Park recebeu uma corrida da categoria apenas uma vez, em 1993, sob o título de Grande Prêmio da Europa (um artifício para que a Inglaterra tivesse dois GP's no mesmo ano). Apesar dessa única exibição, a corrida é lembrada até hoje. Foi nesse grande prêmio que Ayrton Senna fez uma de suas exibições de gala. Com a McLaren largando em 4º, debaixo de chuva, Senna caiu para a 5ª posição antes da 1ª curva. Mas ao final da 1ª volta o brasileiro já havia feito 4 ultrapassagens e alcançado a 1ª posição de forma magistral. Sem tomar conhecimento de rivais como Damon Hill e Alain Prost (com as toda-poderosas Williams da época) Senna venceu uma das provas mais lendárias da história da Fórmula-1.

Ó o vídeo da 1ª volta (uma aula de pilotagem, diga-se) aí:

Nenhum comentário: