E foi testando as novidades aerodinâmicas desse ano que o piloto finlandês Heikki Kovalainen cravou a melhor marca da semana, com a McLaren. A equipe parece ter embalado após as etapas da Inglaterra e da Alemanha e mostrou que tem um grande poder de reação. Claro, ter o maior orçamento dentre as 10 equipes do atual grid também ajuda, mas o time de Ron Dennis certamente suou a camisa em túneis de vento e em preciosas horas desenvolvendo o carro, dedicação que parece ter faltado a Ferrari. Os italianos devem, em algum momento, ter achado que a situação de superioridade da equipe na 1ª metade do ano era confortável (e em algumas corridas até pareceu ser, como na França). Vê-se agora que as coisas não eram bem assim, e entre os altos e baixos de seus pilotos e a evolução da McLaren, a Ferrari pode dar adeus a um mundial que estava em suas mãos no princípio do ano.
Kovalainen concluiu sua melhor volta em 1m18s385, 0,4s melhor do que Sebastien Bourdais, da Toro Rosso. A STR, aliás, foi destaque nos dois primeros dias de testes: andou na frente segunda e terça-feira com Sebastian Vettel, que testava as configurações impostas pelo regulamento de 2009.
A Ferrari passou a semana andando discretamente. Sempre ocupando a 2ª fila na tabela de classificação de treinos, o time de Maranello dá sinais de que a fase definitivamente não é boa. Depois da lavada imposta por Lewis Hamilton no GP Alemanha, o time vermelho apareceu em Jerez com a novidade aerodinâmica mais usada em 2008: a tampa em formato "bigorna" (ou quilha de tubarão, com queira). Mas a novidade não parece ter surtido muito efeito: andando com a tal quilha, Felipe Massa foi apenas o 5º hoje na Espanha, com o tempo de 1m19s611, 1,3s atrás de Kovalainen.
E voltando a falar da McLaren, a equipe exibiu hoje a sua mais nova novidade: um adereço na parte de frente do carro, similar às "orelhas de dumbo" usadas pela Honda. Parece haver, nesse ano, uma competição entre os engenheiros das equipes, e o objetivo deve ser desfigurar os Fórmula-1 até o fim da temporada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário