sexta-feira, 4 de julho de 2008

Inglaterra - Results & Coments [1]

As atividades em Silverstone já começaram. Hoje foi dia de treinos livres na pista britânica. O dia teve Felipe Massa (Ferrari) em 1º, seguido de pertinho por Heikki Kovalainen (McLaren), Lewis Hamilton (McLaren) e Kimi Raikkonen (Ferrari).

Os melhores tempos do dia são:

1 - Felipe Massa (Ferrari) - 1m19s575 (26 voltas)
2 - Heikki Kovalainen (McLaren-Mercedes) - 1m19s587 (50)
3 - Lewis Hamilton (McLaren-Mercedes) - 1m19s623 (44)
4 - Kimi Raikkonen (Ferrari) - 1m19s948 (47)
5 - Robert Kubica (BMW Sauber) - 1m20s367 (44)
6 - Fernando Alonso (Renault) - 1m20s436 (34)
7 - Mark Webber (RBR-Renault) - 1m20s520 (42)
8 - Sebastian Vettel (STR-Ferrari) - 1m20s588 (61)
9 - David Coulthard (RBR-Renault) - 1m20s589 (52)
10 - Nelsinho Piquet (Renault) - 1m20s653 (61)
11 - Nico Rosberg (Williams-Toyota) - 1m20s744 (70)
12 - Jenson Button (Honda) - 1m20s929 (46)
13 - Kazuki Nakajima (Williams-Toyota) - 1m20s985 (39)
14 - Rubens Barrichello (Honda) - 1m21s002 (38)
15 - Timo Glock (Toyota) - 1m21s102 (40)
16 - Nick Heidfeld (BMW Sauber) - 1m21s107 (54)
17 - Sebastien Bourdais (STR-Ferrari) - 1m21s166 (56)
18 - Jarno Trulli (Toyota) - 1m21s756 (52)
19 - Giancarlo Fisichella (Force India-Ferrari) - 1m21s520 (61)
20 - Adrian Sutil (Force India-Ferrari) - 1m22s169 (39)

Notinhas do dia:

- Felipe Massa sofreu um acidente razoavelmente forte na sessão livre da manhã. Perdeu a traseira do carro na curva Stowe, perto dos 300 Km/h. Apesar disso o brasileiro já havia girado em 1m19s575, tempo que ninguém conseguiu superar nos treinos da tarde. No momento da batida de Massa surgiram preocupações com uma possível troca de motores da Ferrari do brasileiro. A informação não procede. Os motores usados na sexta-feira não são os mesmos da classificação de sábado e da corrida de domingo. O motor de Magny-Cours está ileso e só será usado amanhã;

- Enquanto Massa brigou pela ponta, Kimi Raikkonen não teve um dia dos mais iluminados. Apagado na 1ª sessão fez apenas o 4º tempo. Na etapa verspetina Raikkonen ficou com um modesto 12º lugar. No balanço geral do dia o tempo e a posição conquistados de manhã prevaleceram. E é bom lembrar que Kimi corre com motor novo em Silverstone. A Ferrari optou por substituir o propulsor usado em Magny-Cours temendo que o esforço adicional causado pelo problema no escapamento comprometesse a performance do carro de Raikkonen. O campeão, porém não será punido: o regulamento desse ano permite que a 1ª troca de motor seja feita sem prejuízos. E é a 1ª de Raikkonen;

- Ontem Massa disse que "não podemos subestimar a McLaren". E não podem mesmo. Os ingleses ficarama a apenas 0,012s do melhor tempo de Massa. Hamilton fez seu melhor giro em 1m19s623 e Kovalainen ficou com 1m19s587. Kova, por sinal, se encontrou em Silverstone. Dos funcionários de Ron Dennis foi o que andou melhor, liderando a sessão da tarde com folga. Parece que o domínio ferrarista da França não vai se repetir na terra da rainha;

- Nick Heidfeld anda me deixando sem graça. Kubica foi o 5º e esteve onde todos esperam que a BMW esteja: atrás de Ferrari e McLaren. Mas Nick fez apenas o 16º melhor tempo do dia. Constrangedor;

- Alonso em 6º, Piquet em 10º. Dentro do esperado;

- No geral, Webber ficou em 7º, mas no resultado do treino vespertino o australiano ficou com o 2º tempo, pouco mais de 0,5s atrás de Kovalainen. Na verdade o treino da tarde foi meio esquisito. Massa andou mal, Raikkonen idem e a BMW esteve discretíssima. La na frente, além de Kova e Webber, estavam Lewis Hamilton, David Coulthard, Nico Rosberg e Sebastian Vettel;

- Vettel foi uma das surpresas da tarde. Chegou a fazer o 1º tempo provisoriamente. A notícia da aposentadoria de Coulthard (que abre uma vaga para a qual Vettel é o favorito na RBR) parece ter motivado ainda mais a jovem promessa alemã;

- Entre os "batidos" do dia ainda tivemos Jarno Trulli, que bateu no mesmo ponto em que Massa. O acidente dos dois foi muito parecido. Perderam o controle da traseira do carro, rodaram e acertaram a barreira de pneus. A diferença é que Felipe foi vítima de uma mancha de óleo deixada na pista em razão do estouro do motor Renault de Fernando Alonso, ao passo que Trulli teve a suspensão da Toyota quebrada em plena curva;

- A notícia-otimista do dia é que a Honda não ficou brigando para fugir da lanterna. Conseguiu ficar um pouquinho mais em cima na tabela.

E o pessoal do site Grande Prêmio conseguiu achar o vídeo da batida do Massa, que eu reproduzo aqui:

Nenhum comentário: