sábado, 7 de março de 2009

Semana Taciturna

Na correria da semana acabou passando em branco, mas Jerez de La Fronteira foi palco de testes coletivos durante 5 dias.

Os testes, no entanto, não atenderam à grande expectativa de mostrar o posicionamento das equipes na escala do favoritismo. Foi uma semana taciturna.

Taciturna?

Sim, está no dicionário: taciturno (adj): calado, silencioso;

A semana disse pouco, mas teve algumas suspresas. A Toyota surpreendeu ao liderar as sessões com Glock, mas tudo logo virava decepção quando Trulli pilotava o bólido. A Ferrari não fechou sequer um dia na liderança, mas sempre esteve perto da ponta. A McLaren não impressionou e deixou no ar um cheiro de falta de confiabilidade em seu MP4/24. Mas continua muito cedo para qualquer conclusão.

E será cedo até o fim do GP Austrália no dia 29. Será cedo porque as mudanças no regulamento retiraram qualquer referencial para avaliar o desempenho dos carros. E testes de pré-temporada costumam ser, nas palavras de Nick Heidfeld, “jogos de adivinhação.”

Pitacos espanhóis:

- Números de Jerez: a Toyota foi a equipe que liderou por mais vezes os dias na pista espanhola: foram dois dias de domínio com Timo Glock colocando mais de 0,3s sobre a Ferrari;

- Os outros pilotos a liderar a tabela de tempos foram Nick Heidfeld, Fernando Alonso e Sebastian Vettel. O alemão da RBR, inclusive, causou certa comoção ao superar Felipe Massa por 1,275s no primeiro dia de atividades;

- A melhor posição da McLaren foi um 3º lugar de Hamilton na quinta-feira. O MP4/24 começa a levantar desconfiança. A equipe de Woking voltou a usar a asa traseira de 2008 e fala-se em dificuldades aerodinâmicas para o time. Na quinta-feira Hamilton ficou parado na pista, fato justificado pela equipe como pane seca intencional num teste do pescador de gasolina. Ainda na quinta-feira Hamilton rodou e bateu, culpa de uma “rajada de vento”, informou a McLaren em nota;

- A Renault foi a equipe mais instável da semana. Nelsinho Piquet fechou os dois primeiros em último. Na terça-feira, quando Fernando Alonso comandou o carro, sensível melhora e 3º melhor tempo. A RBR também seguiu a moda dia-sim-dia-não. Enquanto Vettel pilotava, resultados respeitáveis. Quando Webber estava a guiar, fim de “grid” para os energéticos;

- Sim, o menino já começou a apavorar o australiano;

- A BMW não andou mal, esteve no pelotão intermediário na maior parte do tempo e chegou a liderar um dia, o último;

- Tudo isso, porém, significa pouco. Ninguém dominou a tabela com autoridade de favorito. É repetitivo, mas é fato: só Melbourne começará a dissipar a nebulosidade que ronda a F-1 nessa pré-temporada.

3 comentários:

Ovi disse...

Buenas, me cree un blog de f1 hace poco, y me gusta tu blog.
Me gustaria que te pasaras y me comentaras. Seguiré tu blog con atención.
Un saludo.

Alexandre Carvalho disse...

Testes, por enquanto, servem apenas para alimentar a quantidade de palpites pré-temporada. Por enquanto, tudo o que for publicado em sites, blogs, jornais e revistas será mera especulação.

Que venha logo a temporada de 2009. :-)

Fábio Andrade disse...

Ovi: grato pelo prestígio. Volte sempre que puder e quiser;

Carvalho: é mesmo pura boataria. Mas costumo dizer que ela já foi instituída à F-1. Faz parte!