sexta-feira, 20 de março de 2009

Pé no Breque!

Pela superlatividade da reação que ganhou o mundo nos últimos dias, a FIA voltou atrás. Pelo menos em 2009, as regras da pontuação continuam privilegiando a regularidade. A federação pisou no breque e cancelou, ao menos temporariamente, a idéia estapafúrdia de dar o título simplesmente ao piloto que mais vencer.

Há pouco a dizer porque, além da ampla divulgação midiática que a notícia rendeu, os significados são bastante explícitos: diante das negativas da parte de pilotos, equipes, imprensa e torcida, a FIA não pôde levar sua idéia a diante.

A FOTA, associação das equipes, pressionou a federação emitindo um documento em que afirmava que a decisão da FIA contrariava o Código Desportivo Internacional e era, portanto, ilegal. O gesto da entidade que representa as equipes demonstra, acima de tudo, que a FIA sentiu, finalmente, que há uma força política soberana do outro lado do jogo: as equipes, a força motriz do campeonato de automobilismo que carrega a fama de ser o mais importante do planeta.

Mas o assanhamento de Max Mosley e Bernie Ecclestone promete ser, paralelamente ao campeonato que começa daqui a poucos dias, a discussão do ano. Os dois velhinhos parecem não ter desistido de importunar a FOTA.

E mais: a ferida aberta entre FIA e FOTA pode, obviamente, causar alguns distúrbios durante a temporada. Porque se uma coisa ficou clara com essa lenga-lenga toda, é que Ecclestone e Mosley querem implodir a entidade que reúne as equipes.

Os velhotes ingleses são, além de incoerentes em suas gestões, autoritários ao extremo.

Contestações não são muito toleradas no mundinho dos dois anciãos que comandam a F-1.

6 comentários:

Loucos por F-1 disse...

Ainda bem que voltaram atrás nesta decisão por livre e espontanea pressão. Este ano o campeonato vai prometer, assim todos nós esperamos.

Fábio, o Loucos por F-1 comemora aniversário hoje. Depois dê uma passada por lá.

Abraços!

Leandro Montianele

Marcos Antonio disse...

Realmente será uma guerra fria esse ano com a FIA/FOM X FOCA. E vai ser a principal novela do próximo verão europeu...

Felipão disse...

Ainda bem que volaram atrás... Esses caras são loucos de criar uma regra assim... Ahhh, hahahaha

Passei apuro com as chuvas, mas não fui vítima não... hahahhaa

Abração

Ron Groo disse...

Este é ano de eleições se não me engano. Seria bom que tivessem mesmo uma oposição forte.
Já passou da hora destes fosseis sumirem do mapa.

Anônimo disse...

ao menos alguém pra barras as idéias rídiculas da dupla dinâmica anciã... mas que a guerra Fria voltou... e vai longe ainda.

Fábio Andrade disse...

Bem, consenso geral de que o adiamento da decisão foi bem recebido por todos. mas a torcida agora é para que alguém derrube a idéia de implantar o tal sistema em 2010.