quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

BMW 2009: F1.09

Depois de ser uma das equipes que mais usou e abusou do direito de anexar asas, aletas, chifres e outros apêndices aos carros em 2008, a BMW apresentou o F1.09, novo modelo baseado em conceito clean adotado pela F-1 em 2009.

O carro bávaro segue tudo aquilo que os outros lançamentos já denunciavam. E Mário Theissen, contrariando os mais céticos (esse blogueiro, inclusive), acredita que o novo regulamento, em especial o KERS, levará a F-1 a desenvolver tecnologias que estarão nas ruas daqui a alguns anos: "o KERS verá a F-1 assumir o pioneirismo para a evolução da produção tecnológica. A categoria será um batismo de fogo para conceitos inovadores que ainda não atingiram os veículos de série, e o desenvolvimento desses conceitos aumentará em uma velocidade muito grande” – disse o chefe da equipe.

Theissen também falou sobre as expectativas para 2009. Depois de estrear em 2006, comprando a então Sauber, crescer em 2007 e vencer (com dobradinha) em 2008 (com direito a liderança no mundial de pilotos e equipes em determinados momentos), o objetivo da BMW em 2009 é brigar de igual para igual com Ferrari e McLaren: “queríamos marcar os primeiros pontos em 2006, chegar ao pódio em 2007, vencer em 2008 e começar a lutar pelo título nas temporadas seguintes. Até agora, todos os objetivos foram cumpridos, então não há motivo para abandonar a última e mais importante tarefa. Queremos lutar pelo título com as duas principais equipes e todas as outras que estiverem no grupo da frente."

Comparado com o F1.08, modelo da montadora que disputou o mundial do ano passado, o F1.09 possui poucas diferenças em relação ao esquema de cores. As alterações ficam apenas por conta das exigências do regulamento.

A grande surpresa do lançamento do carro da BMW foi a brusca mudança no casco do alemão Nick Heidfeld. O piloto alterou as cores de seu capacete, que passou de tons de azul, preto e branco para um modelo dominado pelo verde.


Ontem mesmo o polonês Robert Kubica foi o responsável pela 1ª volta do novo carro na pista de Valência, Espanha.

8 comentários:

Anônimo disse...

opa primeirao hehe

Entao, eu achei a pintura ficou muito simplificada (o q teria q ser msm)a pintura do ano passado eu achava linda (um dia ainda faço ela nos meus carros de corrida virtual rs).

Parece que a BMW consegiu dar uma "aliviada" no bico Mario Thiessen, parece que está menos feio.

Felipão disse...

Eu acho que tem tudo pra ser campeã. Como é tudo novo, terão de desenvolver o carro nessa temporada mesmo e não parar, como no ano passado...

Felipe Maciel disse...

Não gosto de verde, preferia o casco azul. Mas deve dar um bom contraste de dentro do cockpit. Pelo menos mudou as cores mas não alterou os traços do desenho. Mantendo a identidade, tá tudo certo.

Ron Groo disse...

Surpreende ver um carro da BMW limpo. Aquele monte de coisas que o carro tinha ano passado conseguia esconder a feiura.
Quanto a ser campeão ou não ainda é cedo. Já que tudo é muito novo.
Vamos aguardar.

Loucos por F-1 disse...

Estou acreditando muito na BMW Sauber este ano. Possui uma equipe muito forte com os rápidos Heidfeld e Kubica. Aposto no Polonês Voador para brigar por título nessa temporada.

Abraços!

Leandro Montianele

Marcos Antonio disse...

A BMW deverá vir forte,e é a equipe mais desenvolvida com o KERS.Eles vão incomodar bastante esse ano...

Anônimo disse...

Ainda to em dúvida para descobrir qual carro está mais feio esse ano.... !!!!! que tristeza esses novos designs.......

Fábio Andrade disse...

Maeda: caríssimo, acho que eles utilizaram um artifício na pintura para que o carro deixasse de parecer tão "bigodudo". E a carenagem do carro tmb perdeu alguns patrocinadores. Por isso a simplicidade;

Felipão: se a rota de crescimento dos alemãs continuar, concordo contigo: são candidatos ao título. Mas quem sabe? Há certa incerteza quanto ao desempenho de cada equipe para 2009;

Maciel: sei lá, achei que ficou em desacordo com o conjunto do carro. Mas não tá feio não, pelo menos possui originalidade;

Groo: é isso aí. Acho cedo para prognósticos muito acalorados;

Leandro: é a mesma coisa que disse ao Groo e ao Felipão; acho cedo;

Marcão: não sei se o KERS fará toda essa diferença. Na verdade torço para que não faça.