segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Ferrari 2009: F-60

F-60 é o nome do novo carro da Ferrari. A escuderia italiana apresentou seu novo bólido em seu site oficial hoje, sem a pompa costumeira. A crise financeira obrigou a fábrica de Maranello divulgar seu modelo de forma mais econômica.

O F-60 chega anunciando que as mudanças no regulamento da F-1 vão mesmo causar um severo impacto no visual. A Ferrari, famosa por primar pela beleza de seus carros, não fugiu à regra e mostrou um carro esquisito, como serão todos os carros em 2009. O modelo ainda inova no nome. A Ferrari abandona a inscrição “F + ano de lançamento” (presente desde o ano 2000) e batiza seu novo monoposto como F-60 em homenagem à 60ª temporada da Fórmula-1, sendo a Ferrari a única a participar de todas as temporadas.

O carro exibido hoje no site da escuderia italiana é “totalmente novo” nas palavras de Aldo Costa, diretor-técnico da equipe. Não se trata (e nem poderia) de uma evolução do F-2008, justamente graças às novas regras. Todas as equipes começaram do zero, tendo de rever conceitos até então empregados aos carros. O regulamento novo restringiu as aletas e chifres que se espalhavam por todo o monoposto. A asa traseira ficou diminuta e mais alta, enquanto a asa dianteira ficou bem maior. Essa última, inclusive, poderá ter seu ângulo ajustado diretamente pelo piloto de dentro do cockpit, de acordo com a situação (tentativa de ultrapassagem, por exemplo). Voltam também os pneus silcks, com promessa de maior aderencia para os carros em 2009.

O carro fotografado e exibido no site da Ferrari hoje estava equipado com o KERS, mas a equipe ainda não garantiu a utilização do equipamento na Austrália em Março. Semanas atrás a equipe italiana assumiu estar atrasada no desenvolvimento do equipamento.

O curioso é que visto de frente, o carro parece ser bastante esquisito. De lado, porém, o aspecto do F-60 fica atenuado, talvez pela ausência dos excessivos apêndices presentes até o ano passado.

Enfim, um carro diferente do que estávamos habituados. E é bom se preparar porque essa semana ainda acontecem os lançamentos de Toyota e McLaren.

3 comentários:

João Victor disse...

tá diferente mas muito bonito ainda!!!

www.turismojvictor.blogspot.com

Anônimo disse...

até q de lado o carro parece "normal" a não ser pela lateral da asa traseira bem maior do que as anteriores.

E achamos a segunda versão da asa dianteira "Mario Thiesen' kkk

Fábio Andrade disse...

João: eu achei horrível (acho que deu para perceber, rs). E olhe que é minha equipe favorita!;

Maeda: asa Theissen foi péssima, rs!