quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

1, 2, 3, Testando...

Atrapalhados pela chuva, pilotos e equipes encerraram hoje os testes coletivos no circuito de Portimão, em Portugal. McLaren, Renault, Toro Rosso, Toyota e Williams cumpriram os 4 dias de testes, sempre com o mau tempo como espectador.

Pitacos lusos:

- Sebastien Buemi foi o mais rápido em três dos quatro dias de testes. Na verdade, o suíço foi unânime nos testes, visto que hoje praticamente não ocorreram atividades no autódromo português. A forte neblina impediu a decolagem do helicóptero de resgate e sem ele a F-1 não bota carro na pista;

- Porém, os tempos do novato não devem ser parâmetro para comparações. Buemi pilotou com o modelo de 2008;

- Um sinal de alerta foi ligado entre as fabricantes de motor: vários pilotos tiveram de interromper seus programas de atividades graças à falhas mecânicas durante a semana: Timo Glock, Nelsinho Piquet e Lewis Hamilton foram vítimas de problemas em suas baratas e voltaram aos boxes a pé. Glock, inclusive, saiu do carro apressado, correndo do princípio de incêndio em sua Toyota;

- Nelsinho Piquet chamou atenção para a questão da confiabilidade. O piloto da Renault se mostrou temeroso em relação à corrida de estréia da categoria marcada para o final de março. Piquetzinho teme que menos da metade do grid conclua a corrida de abertura da temporada, graças às mudanças no regulamento;

- Enfim, os testes em Portimão não devem ainda servir de parâmetro para comparações. O tempo esteve ruim desde segunda-feira na região da pista portugesa. Quando não era a chuva, o frio estava a atrapalhar a programação dos times;

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Em Mugello, a Ferrari testou isolada desde segunda-feira. O F-60 foi testado por Felipe Massa e Kimi Raikkonen na pista italiana e, ironicamente, a escuderia também sofreu com o mau tempo. Logo os italianos, que transferiram seus testes de Portimão para Mugello por causa da previsão de chuva em Portugal.

Pitacos rossos:

- Os dois pilotos vermelhos, obviamente, foram só elogios ao modelo ferrarista. Kimi Raikkonen celebrou o KERS, antes uma dor de cabeça para a equipe: "em ambos os dias o uso do KERS teve resultados positivos. O sistema funciona bem como qualquer outro componente" – revelou o finlandês, que no final das contas não acredita na relevância do dispositivo nas corridas: "você tem mais potência, mas por um curto espaço de tempo, então acho que não mudará muito as coisas. Talvez essa seja uma invenção interessante, mas não acredito ser decisiva;”


- Felipe Massa conseguiu treinar com pista seca hoje em Mugello. E só nesta quinta-feira o brasileiro realizou 103 voltas, a melhor delas em 1m23s981. O vice-campeão do mundo, inclusive parece estar sintonizado com os companheiros de profissão que testaram em Portugal. Hoje o F-60 deixou o brasileiro a pé no fim dia com problemas hidráulicos;

- Além de água, uma chuva de reclamações das rivais foi registrada, todas reclamando do escapamento do F-60. Uma suspeita levantada por uma revista alemã ganhou força nos bastidores da F-1. Nobert Haug, da Mercedes, é uma das vozes a invocar uma remodelação para os escapes dos carros de Maranello, que estariam fora dos padrões das novas regras de aerodinâmica.

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A BMW também testou sozinha, em Valência na Espanha. Os testes iniciados ontem terminarão amanhã.

Pitacos bávaros:

- Ontem e hoje os carros alemães foram conduzidos por Robert Kubica, que se queixou da ventania que assolou a pista espanhola nos dois dias. Amanhã é a vez de Nick Heidfeld pilotar o F1.09.

- A BMW também deu sinais de ter problemas com a confiabilidade do carro. Ontem, Robert Kubica chegou a ficar parado na pista, algo que a equipe definiu como uma pane seca, em um comunicado oficial.

Pane seca em pleno teste particular?

Estranho, muito estranho;

Os tempos de volta da BMW não foram divulgados pela equipe.

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Nas condições em que os testes foram realizados, fazer prognósticos sobre o desempenho das equipes é impossível. As equipes que treinaram em Portugal se depararam com um mau tempo crônico, ficando sem referências de tempo de volta. Com Ferrari e BMW o problema é o fato de cada uma treinar isolada, impedindo qualquer comparação.

5 comentários:

Felipe Maciel disse...

Isso é verdade, os testes não ajudaram ninguém a tirar a menor das conclusões. A divisão de forças pode ser desvendada aos poucos à medida que a pré-temporada avança, mas só mesmo quando começar o mundial pra ver como estão se comportando os carros. Esse ano tem muita mudança e a tese do embaralhamento das cartas ainda não pode ser descartado.

Diego Maulana disse...

As chuvas no Algarve me deixaram ainda mais curioso, porque esperava ver alguma coisa já nesses testes. Bom, vamos ver como a pré-temporada vai se desenrolar.

Ps: Fábio, de uma olhada no e-mail de contato.

Ron Groo disse...

As chuvas foram a tônica do campeonato passado.
Nada mais justo que testassem sob ela também.
MAs quando começar pra valer espero que chova só em algumas pistas: Hungria, Monaco e Valencia.

Felipão disse...

Concordo que os testes não dão muito parâmetro. Agora, pq diabos a toro rosso testa um modelo de 2008... que validade isso tem??? só se for pra dar quilometragem ao menino...

Fábio Andrade disse...

Maciel: é isso aí. Há uma certa neblina na frente de quem tenta ver o desempenho das equipes para esse ano. Respostas só nos próximos testes;

Diego: os testes foram mesmo frustrantes. Para nós e muito mais para os pilotos;

Groo: chuvas nessas pistas deixariam as coisas interessantes. Lembra de 2006, quando choveu em Hugaroring? Foi uma corrida divertidíssima;

Felipão: sua pergunta já é a própria resposta. É a única explicação.