Charlie Whiting, representando a FIA acabou com as dúvidas quanto à regra dos motores: a única obrigatoriedade das equipes é usar apenas 8 unidades durante as 17 etapas do mundial de 2009, independente de repetir uma usina por 2, 3, 4 ou mais corridas.
Outra mudança afeta os treinos livres das sextas-feiras: em 2008 os motores usados no primeiro dia dos gp’s não eram os mesmos usados aos sábados e aos domingos. Era permitido usar um segundo propulsor, guardando o “oficial” para os dias de atividades principais. Essa regra cai em 2009. Os 8 motores terão de agüentar integralmente os 17 finais de semana.
Porém, como ressaltou Whiting, termina a obrigatoriedade de usar o mesmo motor por corridas em serie. Não haverá nem mesmo obrigação de usar um só equipamento por fim de semana: "o piloto pode usar uma unidade apenas no primeiro dia de treinos livres, trocando por outra mais nova no sábado.” – lembrou o diretor de provas da FIA. Ou seja, cada equipe terá de encontrar a melhor forma para racionalizar o uso dos 8 motores durante o ano.
Somente existirá a perda de 10 posições no grid de largada se o piloto usar mais do que os 8 propulsores regulamentares.
Desdobramentos práticos? Quem sabe! Tendo a temporada 17 corridas, a média de vida útil dos motores terá de ser de pouco mais de 2 gp’s + treinos classificatórios + warm up de sábado+ treinos de sexta. A durabilidade terá de aumentar sensivelmente, ainda mais tendo em vista que os testes particulares foram proibidos, tornando a sexta-feira um dia de grande importância, em que todos os pilotos desejarão estar na pista durante o maior tempo possível e, portanto, "gastando" suas fontes de energia.
É possível ainda que o fim de temporada seja marcado por certa confusão no grid. As equipes que não apresentarem bons índices de confiabilidade e precisarem romper a meta dos 8 propulsores terão de encarar a perda de 10 posições de partida. Se alguns dos grandes times passar por tal situação, poderemos ter um campeonato decidido, literalmente, pelo motor.
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Há 8 horas
6 comentários:
Então, isso significa a morte dos treinos de sexta... quem vai ficar dando volta correndo o risco de arrebentar o motor??? Ainda mais com esse monte de cortes...
Podiam acabar com ele de uma vez...
A FIA fracassou furiosamente todas as vezes em que tentou mexer no lim ite e uso do motor para cortar os custos das equipes.
Quer saber? Acho que vai fracassar de novo.
Por um lado, se as sextas forem mesmo paradonas, então o ritmo de desenvolvimento durante o ano será realmente mínimo. Haja CFD e simulador pra essa turma...
Hehehe.. .Felipe Maciel tem razão. O que vai ter de simulador nas mãos dos pilotos não é brincadeira.
Mas muito bom post Fábio. Acho que a nova regra fica bom e literalmente teremos campeonato decidido no motor.
Grande abraço.
SAVIOMACHADO
Eu gostei, vai criar um jogo com os motores que poderá ser benefico para o campeonato.
Mas por outro lado...
Limitar é sempre horrivel. Vamos dizer que os oito deem chabu nas oito primeiras corridas, que fazer? Abandonar o campeonato?
Felipão: olhando por esse lado. Pode mesmo ser o fim da sexta-feira;
Médici: a posição da federação também me parece um pouco exagerada. Se as equipes (e os motores) começarem a chiar, aposto numa revisão da regra;
Maciel: haja! Os caras vão morar num simulador;
Sávio: é, pode ser decisivo, e isso pode nivelar o campeonato por baixo. Pode até ser divertido, mas olhando com alguma atenção, também é temeroso;
Groo: é uma questão. Eu não gostei porque acho que seria detestável ver um piloto perder um campeonato perdido por causa dessa regra, a meu ver, um pouco fora de tom.
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