segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Os Números Falam

Terminado o campeonato, vamos ouvir o que a tabela e os números nela contidos nos dizem:

- O que mais chama a atenção ao primeiro olhar é o 3º lugar de Raikkonen. O finlandês, tão criticado (com razão) pelo apagão de 2008 só perdeu para os dois que disputaram o título. Mesmo depois de ser ultrapassado por Kubica e dado como morto, Kimi ressucitou com o 3º lugar no GP Brasil. O destempero da BMW nesse fim de temporada ajudou muito;

- O título desse ano, assim como o do ano passado, foi decidido por um ponto. E reitero o que já disse aqui em algum momento dessa louca temporada, agora com certeza total: 2008 tem muito mais motivos para ser lembrado no futuro do que 2007;

- O 5º colocado no mundial é Fernando Alonso. Pouco para um bicampeão? Sim. Porém, muito para quem guia um carro como a Renault. Alonso conquistou duas vitórias, mais do que Heikki Kovalainen, da McLaren, e a mesma quantidade de êxitos de Raikkonen, da Ferrari. Grande é o resultado do espanhol;

- Kubica termina o ano em 4º, empatado com Raikkonen nos pontos. Um grande resultado para um carro como a BMW, nem sombra da força de uma Ferrari;

- Kovalainen é uma vergonha pública. Enquanto Hamilton sagrou-se campeão, o finlandês termina o mundial numa péssima 7ª posição. É diferença demais para dois pilotos com o mesmo equipamento;

- Exultante é o resultado de Sebastian Vettel. 8º colocado no mundial, 35 pontos e uma vitória no currículo. E não é qualquer vitória, é Monza e sob chuva. A maior promessa para o futuro a meu modo de ver;

- Terrível é comparar o desempenho do Tião alemão com o do Tião francês, o Bourdais. O outro piloto de Gerhard Berger se despede de 2008 com apenas 4 pontos conquistados. Uma pena porque Bourdais não é mau piloto, foi muitas vezes campeão na extinta Champ Car, por exemplo. O francês deu um certo azar, até por ter encontrado um companheiro de equipe tão barra pesada. Corre o sério risco de ser substituído em 2008;

- Nelsinho Piquet é o Kovalainen da Renault. Enquanto o companheiro apresentou um desempenho arrasador, o brasileiro ficou devendo. Piquetzinho já admitiu que seu ano de estréia não foi dos melhores. Resta esperar que as coisas melhorem em 2009, quando ele já estará ambientado ao ambiente da F-1. Se vier outro mau resultado, não haverá mais desculpa;

-Rubens Barrichello engoliu Jenson Button na Honda: 11 X 3. Mesmo assim não tem contrato para 2009, é mole?;

- David Coulthard mostrou que estava mesmo na hora de ir embora. Termina o ano em 16º, com magros 8 pontos;

- No campeonato de equipes, prevaleceu quem tinha o melhor carro do início da temporada: a Ferrari. O conjunto vermelho sofreu com uma certa decadência no meio do ano, passou 3 corridas sem vencer nada, mas recuperou performance. Os seguidos maus resultados de Kovalainen, no entanto, foram decisivos para que a McLaren não avançasse muito;

- A BMW foi mesmo o destaque entre as equipes, mesmo com a queda no fim do ano. Liderar um mundial de equipes foi o sinal da evolução desse time. Só que várias equipes também cresceram no decorrer do ano e a BMW perdeu um pouco do brilho. Se quiser estar acima em 2009, terá de trabalhar arduamente;

- Como já havia ficado claro desde o meio do ano, a STR imprimiu uma lavada constrangedora à RBR. 39 X 29. Os 10 pontos da incrível vitória de Vettel em Monza construíram essa diferença. Será que a “promoção” é um bom negócio para o jovem alemãozinho?;

- Na briga das japonesas, sonora vantagem para a Toyota: 56 X 14. A Honda é a última colocada entre as equipes que pontuaram. Terminou o ano com um carro em chamas. Era só o que faltava.

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