quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Monte Carlo Maravilha

No passado eram as Pirâmides de Gizé, os Jardins da Babilônia, a Estátua de Zeus, o Templo de Ártemis, o Maosoléu de Halicarnasso, o Colosso de Rodes e o Farol de Alexandria. No mundo contemporâneo a internet elegeu outras: a Muralha da China, as Ruínas de Petra, o Cristo Redentor, Machu Pichu, o Chichén Itzá, o Coliseu e o Taj Mahal. Agora os ingleses elegeram as Sete Maravilhas do Esporte. E não teve pra ninguém: a pista de rua de Monte Carlo, famosa por sediar o Grande Prêmio de Mônaco, foi escolhida como a maior das maravilhas do esporte.

Com 18% dos votos, a pista de Mônaco encabeçou a lista que conta ainda com os estádios Nou Camp, em Barcelona, na Espanha; Ninho de Pássaro, em Pequim, na China; Santiago Bernabeu, em Madri, na Espanha; San Siro, em Milão, na Itália; e Maracanã, no Rio de Janeiro. O Top-7 é fechado pelo Campo de Críquete de Melbourne, na Austrália.

Curiosidades da votação: das sete maravilhas, 6 possuem alguma relação com o futebol. O esporte mais popular do mundo, como não deixaria de ser, imprimiu sua marca na votação. Além dos 5 estádios eleitos, o tal Campo de Críquete já abrigou jogos amistosos da seleção australiana de futebol.

Curioso mesmo é ver uma pista aclamada como maravilha esportiva. Logo uma pista, palco do automobilismo, atividade que é ignorada por muitos como esporte. Nenhuma quadra de vôlei ou pista de atletismo (que abrigam esportes olimpicamente mais nobres) obteve votação expressiva.

Eleição direcionada aos ingleses, enfim, não poderia resultar em algo muito diferente. O povo que inventou o futebol e que ajudou a consagrar o automobilismo como esporte de interesse mundial simplesmente sublinhou ainda mais suas preferências.

E assim, Mônaco ascende ao posto que já foi das pirâmides egípcias. O atual faraó: Lewis Hamilton.

3 comentários:

Felipão disse...

Olha só, hein??? Surpreende pelo o que vc já havia dito... O futebol é muito mais popular...

Felipe Maciel disse...

Futebol pode ser o mais popular, mas a F-1 chegou em primeiro!

Resultado totalmente justo para Mônaco, realmente é um lugar belíssimo.

Fábio Andrade disse...

Felipão: me pareceu uma grande surpresa mesmo. Os ingleses, inclusive possuem a pista de Silverstone, berço da F-1. Muito supreendente a posição de Mônaco;

Maciel: tradição é tradição, não é? Monte Carlo congrega luxo, charme, uma dose de ostentação e perigo. Não há como negar. A beleza do circuito vai um pouco além dos que os olhos nos mostram.