sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

F-F

Enfim, Sebastien Buemi foi confirmado como titular da Toro Rosso para 2009. É menos uma vaga na acirrada disputa pelos lugares que ficaram no vácuo da equipe de Faenza. Depois de obter resultados expressivos nos testes do último mês de dezembro, o piloto suíço já era tratado como titular por parte da imprensa especializada, movimentando a indústria do disse-me-disse que costuma ganhar adeptos nos intervalos entre temporadas.

Com Buemi confirmado, algumas coisas ficam cada vez mais claras na F-1. A tendência de vermos pilotos chegando à categoria máxima com pouco mais de 20 anos é uma delas. Nas últimas temporadas não foram poucos os casos de pilotos muito jovens sentando num cockpit da F-1: Robert Kubica, Sebastian Vettel, Timo Glock, Nico Rosberg, Nelsinho Piquet e, claro, Lewis Hamilton, são os melhores exemplos. Esses pilotos são a marca da F-1 com média de idade muito curta. Ganham agora a companhia de Buemi, nascido em 31 de outubro de 1988 (apenas 17 dias mais novo do que esse cidadão que vos escreve).

O estreante suíço torna-se ainda o primeiro estreante do virote 08/09. A F-1 atual tem se tornado célebre pela estabilidade envolvendo seus pilotos. Foram poucas as mudanças de pilotos nos últimos anos. A temporada 2008, aliás, foi a primeira da história em que não houve sequer uma mudança de pilotos. Os que começaram o ano na Austrália, terminaram o ano no Brasil, a exceção de Anthony Davidson e Takuma Sato, vítimas da falência da Super Aguri.

Com a vaga de Sebastien Buemi garantida, resta apenas uma vaga em evidencia na F-1 (ignorando a novela Honda), que é justamente a de companheiro do suíço no cockpit restante da STR. O próprio Sato, junto com Sebastien Bourdais, Bruno Senna e Rubens Barrichelo são cotados para assumir um lugar no time. Desses, os mais prováveis para ocupar a vaga são Bourdais e Sato, deixando Senna e Barrichello momentaneamente a pé.

Aí o leitor deve estar se perguntando: “qual o significado do ‘F-F’ no título da postagem?” Eu respondo que os significados ficam por conta de cada um. Pode ser a sigla do tal Fetiche de Faenza, a estranha obsessão da Toro Rosso pelos Sebastiões (Vettel, Bourdais e agora Buemi). Ou então pode ser uma nova categoria motorizada que se aproxima: a Fórmula-Feio. Porque, numa boa, um grid com Robert Kubica e Sebastien Buemi tem motivos de sobra para bater os recordes de feiúra e tucanice.

7 comentários:

Felipão disse...

Foi como vc disse, obteve bons resultados...

Até achei bastante natural a escolha...

Marcos Antonio disse...

Tb achei uma escolha sensata.E escolher Bourdais também seria uma escolha sensata,afinal ainda tenho muitas piadas de Nerd pra fazer nessa temporada...

SAVIOMACHADO disse...

HEHEHE... "Tucanice" está ótimo.
Grande abraço.
SAVIOMACHADO

Ron Groo disse...

Eu gostei da manutenção dos 'Tiões'. Tomara que Burdais fique também.
Ai o Nando Reis vai cantar com mais vontade ainda: "O mundo é bão, Sebastião, o mundo é teu Sebastião..."

Ps. Tucanice foi maldade.. rererererers

Loucos por F-1 disse...

Espero não ver esse japonês maluco novamente na fórmula 1. Chegue! Japa serve pra desenvolver tecnologia e não pilotar. A vaga term que ir para o Bourdais, assim a equipe mantem a dupla de Sebastião. hehhe

Abraços!

Leandro Montianele

Felipe Maciel disse...

Cada um é dono do seu próprio nariz, mas como será que esses dois conseguem administrar isso tudo?

É, Fábio, a Fórmula 1 tá ficando cada vez mais feia, desde o nariz dos pilotos até o bico dos carros com asa corta-grama.

Mas falando sério, esse Buemi é uma interrogação em forma de gente. Tem gente que fala bem, tem quem fale mal, ninguém sabe da real capacidade do garoto. O único estreante de 2009 é uma incógnita ambulante.

Fábio Andrade disse...

Felipão: não sei, os testes de dezembro me dizem que foi uma boa escolha, mas acho que falta um pouco de estrada ao rapaz;

Marcão: huahuah, tô vendo que o 4 olhos vai ser o alvo desse ano;

Sávio: diga que não é! Esses caras tem uns narizes de bruxa terríveis;

Groo: é bão ou não é? Torço pelo Bourdais tmb!;

Leandro: prefiro o Bourdais, como já disse. Ng merece o Sato;

Maciel: é rapaz, é o que eu digo. Acho que falta um pouco de estofo ao Buemi. Enfim, seja o que Deus quiser!;

Senhores, obrigado pela "olhada" e pelo coment!

Abraços!