Valeu a pena ter uma hora a mais de sono graças ao fim do horário de verão. Dorminhoco reincidente das manhãs de domingo (nas férias da F-1, claro) hoje esse blogueiro acordou mais cedo, a tempo de ver o programa motorizado das manhãs globais, o Auto Esporte.
Aí vi a chamada sobre a matéria do KERS. E fiquei esperando...
Nada demais, como se nota, mas muito útil ao fã menos interado sobre as mudanças no regulamento.
A reportagem, no entanto, me fez cair na real, finalmente. Percebi certa perversidade no dispositivo durante a narração do repórter do programa.
“Lembra do filme Velozes e Furiosos?” Com essas palavras o Auto Esporte me fez entender o que vai se passar na F-1 em 2009. E a sensação não foi boa.
Antes que protestos irados ganhem as páginas do meu distinto blog, um esclarecimento: nada contra o filme, é um exercício de entretenimento relativamente interessante (o "relativamente" é obrigatório porque o filme só é digerível se o espectador não se rebelar contra a pose de mau dos aspirantes a rapper que povoam a película).
Enfim, ao citar Velozes, o tal carinha da matéria sobre o KERS me fez perceber algo que eu já havia desconfiado, mas não tinha entendido completamente. O Felipe Maciel, inclusive já havia chamado atenção para o delicado ponto em sua coluna no site Pit Stop:
“ (...) deveria ser vergonhoso para uma categoria desse porte baixar o nível a tal ponto [adoção do KERS para facilitar as ultrapassagens]. O piloto deve mostrar que tem braço, buscar a melhor trajetória, induzir o adversário ao erro... O piloto não tem que pressionar botão para ganhar posição. A F-1 não precisa disso. (...)”
Me lembrei do que foi salientado pelo Maciel imediatamente. E me irritei de vez com a mania de artificialidade que permeia a cabeça dos comandantes da F-1.
Uma pena que a FIA não abriu enquete para perguntar se os fãs são a favor do KERS. Eu me comprometeria a passar dias e noites votando contra.
O erro da Red Bull
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A Red Bull está numa corrida contra o tempo neste final de semana em Las
Vegas. Por uma razão forte. É que erraram na asa traseira e com a
configuração ...
Há 12 horas
4 comentários:
Opa, obrigado pela citação, Fábio. E obrigado também pelo vídeo, não tive a oportunidade de assistir ao programa, que por sinal é sempre muito bom.
A gente é contra mas nem tudo está perdido. Do jeito que a coisa vai, se não tiver mesmo teste coletivo durante a temporada é possível de ter equipe desistindo do dispositivo. De tão pesado, muitas vezes vai acabar atrapalhando mais do que ajudando.
Abs
quero ver se isso aí dar um problema mais sério e ai vão querer tirá-lo...
Eu vou com o Marcão...
Coisa sem pé nem cabeça esse Kers...
Maciel: ainda tem equipe quebrando cabeça para conseguir adequar o peso do dispositivo ao carro. Acho que esse vai ser o maior problema do KERS e motivo (se Deus quiser) de vermos muita gente desistindo;
Marcão: é para isso que rezo todos os dias, rs!
Felipão: então somo três!
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