quinta-feira, 21 de maio de 2009

A Mesma Praça, Outro Jardim: Mônaco 2008

Pilotos e equipes chegavam à Monte Carlo em 2008 querendo desempatar um mundial algo estranho. Na Ferrari, duas vitórias para cada volante, porém, os êxitos não se traduziam em superioridade acachapante na tabela. Na McLaren, Lewis Hamilton contava apenas uma corrida no alto do pódio, a da Austrália. E ninguém arriscava apontar um favorito.

Mônaco era a 6ª etapa do campeonato e, como sempre, trazia ao mundial o tradicional charme daquela que se tornou a mãe de todas as corridas de rua. Pela importância da corrida, a Ferrari sentia-se pressionada a vencer, algo que não acontecia desde 2001. A McLaren, no outro oposto, sentia-se muito confortável como a maior vencedora do passado recente da prova do principado. O mal retrospecto em Monte Carlo incomodava (e ainda incomoda) o time italiano, fato agravado pela grande adaptação da McLaren ao circuito monegasco.

No sábado a maioria dos palpites para a classificação apontavam Lewis Hamilton como o pole, certamente muito influenciados pelo sucesso recente e pela dobradinha da McLaren no principado em 2007. Para a Ferrari a 2ª fila era considerada como algo “de bom tamanho”, visto que havia a crença de que a equipe se especializara em produzir carros para pistas velozes. Engano generalizado.

Para surpresa geral, a scuderia conquistou a 1ª fila do grid de Mônaco com Felipe Massa em 1º e Kimi Raikkonen em 2º. Lewis Hamilton cravou o 3º melhor tempo, seguido por Heikki Kovalainen e Robert Kubica.

O domingo amanheceu chuvoso no principado e crescia a expectativa em torno de uma corrida molhada nas ruas estreitas de Monte Carlo. Antes da largada a Ferrari iniciou um penoso ritual de erros. Rompendo uma cláusula do regulamento, a equipe italiana decidiu torcar os pneus de Raikkonen no grid, a menos de três minutos da largada. O finlandês foi punido com um drive-through voltas mais tarde e teve a corrida comprometida. Outro prejudicado foi o compatriota de Raikkonen, Kovalainen, que com o motor apagado na partida da volta de aquecimento, teve de largar dos boxes.

Na úmida largada, Massa manteve a ponta, enquanto Hamilton pulou na 2ª posição. O brasileiro seguia num rimto seguro, abrindo vantagem em relação aos demais. Chuva e Mônaco, porém, formam uma combinação que praticamente exige a presença do Safety Car.

Vários incidentes povoaram as primeiras voltas. David Coulthard, Sebastien Bourdais, Nico Rosberg, Fernando Alonso e Nick Heidfeld eram alguns dos que se envolviam em toques e colisões pelas ruas monegascas. O erro mais significativo para a dinâmica da corrida, porém, foi o de Hamilton, que “raspou” o pneu traseiro direito no guard-rail da curva da Tabacaria. Depois da intervenção do carro-madrinha, Massa liderava, seguido por Kubica. Hamilton, carregado de combustível, era o 5º.

Na 15ª volta, um susto para Massa. Uma saída de pista, felizmente numa das poucas áreas de escape do traçado, na Saint Devote, quase pôs a corrida do brasileiro a perder. Felipe conseguiu retornar, mas agora em 2º, atrás de Robert Kubica. O brasileiro, entretanto, logo retornou ao 1º posto, assim que Kubica se dirigiu aos boxes para a 1ª parada.

Massa permaneceu 6 voltas a mais na pista até fazer sua primeira parada. Retornou em 2º, superou Kubica, mas não teve como segurar Hamilton, que tinha pela frente uma “perna” de corrida longa. O segundo trecho da corrida foi monótono e consistiu simplesmente em Hamilton andando velozmente para abrir os 40 segundos necessários para fazer o pit stop e voltar ainda líder.

Assim foi feito. Hamilton parou na volta 53 e voltou ainda líder. A Ferrari, por sua vez, dava uma ajudinha, atrasando o pit stop de Felipe Massa e devolvendo-o à pista em 3º.

Antes do fim, duas batidas marcaram a corrida. Nico Rosberg estampou com força o guard-rail do “S” da Piscina, provocando a entrada do Safety Car. Pouco depois da saída do carro-madrinha, Kimi Raikkonen acertou criminosamente a Force India de Adrian Sutil, que estava prestes a conquistar o melhor resultado da carreira e de sua equipe, o 4º lugar. O erro tirou Sutil da prova e levou o alemão às lágrimas nos boxes.

Ao final, vitória de Hamilton, que chegara ao principado em 3º e saía líder do mundial. E um efusivo inglês subiu ao pódio para ouvir, emocionado ao “Deus, salve a Rainha!"

3 comentários:

Ron Groo disse...

Foi uma pena para o Massa, a corrida dele estava sendo otima, mas no fim a vitoria caiu bem ao Hamilton.
Monaco escolhe seus vencedores...

Henry disse...

Fábio,
A McLaren e o Kovalainen ressurgiram hoje em Monte Carlo.

Já o Kubica, coitado...

1abraço

Loucos por F-1 disse...

Foi uma grande vitória de Lewis Hamilto, mesmo tocando no muro. Massa merecia conquistar o primeiro lugar, pois fez uma bela prova. Esse ano deve dar Button.

Abraço!

Leandro Montianele