sexta-feira, 29 de maio de 2009

E no dia 29...

Morde e assopra. Foi a isso que se resumiu a novela a respeito do teto orçamentário e da hipotética saída de grandes times da F-1. Hoje, no último dia para a inscrição de equipes para a temporada do ano que vem, todas as 9 equipes que ainda não haviam assinado o documento compareceram e confirmaram presença no mundial de F-1.

A nota divulgada pela FOTA é vaga e um tanto quanto confusa. A associação das equipes confirma a presença de todas as equipes coligadas no mundial do ano que vem, mas condiciona a real presença de todas à assinatura de um novo Pacto de Concórdia em 12 de junho, algo que deve ser acertado até lá. Para 2010 o regulamento continua o mesmo, e começará a ser implantado um programa de redução de custos a médio prazo, com efeitos a serem sentidos nos próximos 3 anos.

Ou seja, pelo menos para 2010 (ou até que a FIA se pronuncie) cai o teto de 40 milhões de libras e a "F-1 de dois regulamentos".

Aparentemente e o fim do pega-rabo entre FOTA e Max Mosley. Resta esclarecer alguns pontos:

- por que a Williams ganhou uma suspensão da FOTA na quarta-feira. Apenas por se antecipar e acabar com o elemento-surpresa?

- algumas novatas se inscreveram para a próxima temporada acreditando no teto de 40 milhões de libras. O que será delas? Disputam um campeonato mambembe contra as grandonas ou caem fora?

- aliás, se todas as 4 equipes estreantes (Campos, Lola, ProDrive e USGPE) resolverem se manter mesmo em 2010 (hipótese remota, mas, como toda hipótese, possível), serão 14 as equipes inscritas e uma vai ter de ficar de fora. O regulamento só permite 26 carros no grid. Mas as 4 novatas se inscreveram antes da turma da FOTA. Vai ser por ordem de chegada, tio Max?

É melhor a FIA preparar um FAQ.

4 comentários:

Anônimo disse...

Uma das novatas pode comprar a Toro Rosso se falta vagas!

Ron Groo disse...

A Williams foi suspensa porque Luca di Montezemolo é um imbecil...
E tudo fica como dantes no quartel de Abranches.

Teté M. Jorge disse...

O morde e assopra foi ótimo!

Beijos.

Felipe Maciel disse...

Pior que já surgiram mais interessadas. Agora enfim temos um discussão interessante:
Quem vai e quem não vai entrar para o circo?
Parece até pergunta de reality show...
Espero que a briga política tenha terminado, que venha a disputa silenciosa pelas novas vagas.