terça-feira, 2 de junho de 2009

Um Ano, Adeus, Bye Bye!

Ah, um ano. É fato, um ano passa rápido demais.

Há um ano esse blog iniciava de verdade sua jornada. Um post tímido sobre o GP Canadá que se aproximava. Um jeito de escrever bem diferente, um moleque que achava que sabia de alguma coisa, muito envaidecido pelos comentários dos amigos, e que decidiu que aquilo que ele pensava a respeito de Fórmula-1 certamente iria interessar a muitas pessoas. E por isso criou um blog.

Pois é, esse moleque sou eu e esse blog é o presente. Há um ano o De Olho na F-1 começava a existir de verdade e deixava de ser uma simples idéia diversas vezes adiada pelas inúmeras dúvidas na cabeça do blogueiro. E o começo foi cheio de dúvidas, em que o escriba fazia uso de um modo empírico para levar o diário virtual a diante. “Aprender fazendo”, era mais ou menos o único lema por aqui.

E para falar a verdade ainda é.

No começo o pensamento era o de “durar pelo menos um ano”. E está cumprido o objetivo, para grande surpresa do blogueiro que achava que não ia durar 6 meses.

Foi durante esse um ano que o blogueiro conheceu de verdade o que é ter um blog. Blogar é muito mais do que redigir uma algaravia todos os dias. É relacionar-se com outros blogs, porque isolado ninguém faz nada na web. É surpreender-se com a quantidade de gente boa fazendo trabalhos soberbos. É aprender muito, divertir-se, sentir-se reconhecido e, claro, ter uma boa dose de senso autocrítico para reconhecer os vacilos.

Foram até aqui 365 dias de aprendizado constante, a cada dia. Não só sobre automobilismo, mas também sobre o próprio ritual de criação. Hoje, tenho muito mais objetividade na hora de redigir textos em geral e sei onde quero chegar já no início do processo de criação. Foi o blog, com a quase diária rotina de produção que me deu essa rapidez.

Por outro lado, manter o De Olho exigiu uma certa dose de sacrifício, algumas faltas a compromissos que fizeram com que familiares me mandassem a lugares não muito publicáveis e uns pecadinhos contra o sistema fisiológico nas corridas da madrugada. Isso sem falar nas horas de estudo roubadas para manter a página do jeito que eu queria. Mas o saldo é positivo, ainda assim.

Há ainda muitas nuances a observar. A interação social é uma das mais interessantes. Amigos “virtuais” foram feitos, impressões trocadas, admiração mútua e, (por que não?) críticas recebidas por aqui como sinal de que certas perspectivas precisavam melhorar.

Mas, é com pesar que o blogueiro anuncia que é hora de dar tchau. Se não tchau, pelo menos um “até breve”.

Acho que todo mundo sabe, o objetivo do editor-chefe do De Olho é ingressar no curso de jornalismo, de preferência da Universidade Federal do Espírito Santo, a UFES. E, como foi amplamente noticiado nos últimos dias, o Ministério da Educação decidiu, agora, no meio do ano, alterar o modo de avaliação dos aspirantes a universidade, unificando a prova, obrigando os cursinhos a mudar todo o planejamento às pressas, e a alterar profundamente a dinâmica dos vestibulares do país. O objetivo do MEC é fazer do ENEM o novo e universal vestibular para todas as instituições de ensino superior público do Brasil. Não entrando no mérito da mudança e da forma como ela foi operada, o que dá pra dizer rapidamente é que todos os envolvidos com o vestibular, alunos, professores, diretores, estão sofrendo com a indefinição e com a falta de um modelo de prova a seguir. Somos todos cobaias do Novo Vestibular, com suas paquidérmicas 180 questões, sem saber se será mantido o nível do ENEM dos últimos anos ou se a prova ganhará caráter mais conteudista. E no meio do fogo-cruzado, os cursinhos resolveram aumentar a carga horária e intensificar o ritmo das aulas. Afinal, a prova agora não será mais aplicada em novembro/dezembro, como era o costume dos vestibulares regionais, e sim em outubro. Restam 4 meses para que todo um novo conteúdo (sim, detalhe: muitos assuntos contemplados pela grade do vestibular da UFES simplesmente não constam no programa do Novo ENEM, ao passo que tópicos historicamente ignorados pela federal capixaba passarão a ser exigidos) seja passado aos alunos.

Resultado: todo mundo perdido, tentando se adaptar repentinamente a um novo modo de “ver” uma prova que na verdade é inexistente. A impressão que se tem, fazendo um paralelo com o futebol, é a de que mudaram as regras com o primeiro tempo de jogo concluído e que ainda subtraíram uns 15 minutos da segunda etapa. E todo sai correndo atrapalhado, tentando se adaptar não se sabe bem a que.

Portanto, a vida do blogueiro muda a partir de agora e o comprometimento com o vestibular ganha um contorno mais importante. E o blog fica prejudicado.

Já há algumas semanas o ritmo do De Olho tem diminuído progressivamente. Sim, dar um tempo no blog já era algo estudado há um certo tempo, desde que o anúncio das mudanças na provas começou a se concretizar.

Como que não poderia deixar de fazer, agradeço muitíssimo aos companheiros de jornada: aos outros blogueiros que fecharam parceria com esta casa e que enriqueceram este blog com seus comentários. Aos leitores anônimos e aos que eu não conheço pela imagem de exibição que aparece no blogger. Aos que nunca comentaram, mas que rotineiramente visitaram o De Olho e aos tais “seguidores”. A todos, um muito obrigado por levar a sério tudo o que foi feito aqui.
Quando se começa algo, a tendência natural é a de se espelhar em alguém. Hoje, olhando para trás, dá pra notar clara inspiração em muito macaco velho da blogosfera. A esses agradeço também, porque tê-los na minha lista de links é um tremendo orgulho.

O blog está aí, retratando um ano (e que ano) de corridas de F-1 na sempre visão de um moleque. Estão aí as opiniões, os erros, os acertos, os puxões de orelha e o retrato de um cara que começou meio sem saber onde estava se enfiando e hoje tem um outro olhar sobre carros que ficam dando voltas pelo mesmo local. E não só sobre isso, esse cara hoje vê muita coisa a seu redor de outra forma. E o blog, o contato com gente de tão longe mas que é capaz de fazer a gente se surpreender, tem boa parcela de responsabilidade nisso. Até porque os acertos e erros cometidos aqui serviram para o blogueiro ter uma melhor noção do exercício e da responsabilidade de publicar opiniões. Talvez o maior aprendizado seja o da disciplina e da correção antes de levar palavras a público.

Pretendo não sumir das caixas de comentários dos amigos. E, se possível, continuar a conhecer gente nova. Porque a blogosfera não pára de se reinventar.
_
Tchau!
Ou
Até breve!

20 comentários:

Diego Maulana disse...

Vê se não some de vez Fábio. Sei que o tempo é pouco,mas seu blog é excelente. Vou sentir falta dos seus textos nesse período.

Anônimo disse...

nossa. Fábio, eh complicado msm, entendo perfeitamente os motivos e olha q eu pensei em dar um tempo no meu blog por coisas bem menos "trabalhosas" que o seu oO.
Sei lá, não esperava vc dar um tempo rs. Bom estudos e sempre apareça. Abs

DGF disse...

Fábio, assim como seu xará, Fábio Campos, que há algum tempo já não consegue dar a mesma atenção ao blog dele (o Grid GP), vc tb fará falta no tempo em que tiver que focar em outros aspectos de sua vida.

Moleque ou não, jornalista ou não, seu texto é muito bacana e suas análises sempre muito interessantes, com uma forma de desenvolver o raciocínio muito fluida, o que é fundamental a um bom jornalista, como vc bem já deve saber.

Desejo que vc tenha sucesso na sua empreitada rumo ao jornalismo, que é tão frustrante quanto fascinante e uma profissão de muita responsabilidade.

Um abraço, e espero que seu sumiço valha muito a pena para vc!

Loucos por F-1 disse...

As vezes na vida temos que abrir mão de uma coisa para ganharmos outra. Entendo perfeitamente sua posição, pois está buscando um sonho. O blog fará muita falta, mas acredito que em breve vc estará de volta. A gente se esbarra pelo MSN.

Abração!!

Leandro Montianele

Felipão disse...

o Leandro disse bem. Tomara que seja um até breve... mas, sendo pela cauda do vestiblar, lhe perdoamos. Acho que sou um dos que mais postaram por aqui nesse tempo... Me sinto parte da história...

Abração e tudo de bom, Fabio!!!

Marcos Antonio disse...

é uma boa causa,cara dedique-se sim, como já te disse potencial você tem.Pra mim você tem um dos melhores blogs no assunto, seu texto é bom,de verdade, sem puxasaquismo. Bem que seja breve e que em 2010 vc volta a postar aqui, falando do trote que levou....rs

sucesso pra vc, cara, sempre!

Ron Groo disse...

Moleque, onde? O dono deste blog é um sujeito maduro e para provar isto está pausando suas operações para se dedicar a algo maior.

Toda a sorte do mundo meu amigo, e quando puder volte pra matar a saudade que sei, muitos aqui vão sentir dos teus textos. Eu incluso.

Abração e nos falamos nos msn quando quiser.

Felipe Maciel disse...

Eu acho que na verdade você está deixando o blog porque vai lançar uma equipe de Fórmula 1 em 2010!!!

Falando sério agora, Andrade, foi uma surpresa não muito boa saber que você está de saída, para mim é uma perda de um blogueiro ímpar em nossa rede. Mas fico feliz que esta sua saída da web seja uma entrada na universidade.

Ficarei novamente na torcida pelo seu sucesso, você merece chegar lá, tive um ano para conferir seu potencial por aqui e não resta a menor dúvida.

Vê se não some, ao menos no msn a gente pode se falar né?

Até breve.

Daniel Médici disse...

Foi um prazer ter acompanhado durante alguns meses o De Olho na F1. É uma decisão corajosa deixar um blog de lado, no qual tanto empenho e tempo foi colocado.

Desejo-lhe sorte em seus projetos de vida e sinceros agradeimentos por ter colaborado com a blogosfera. Até breve.

Net Esportes disse...

Uma pena sua partida Fábio, sem dúvida sua opinião vai fazer falta, mas como falram é por uma boa causa.... estudos sempre me primeiro lugar .... e espero vê-lo retornar em breve, melhor do que nunca inclusive ..... abraço !!

Ingryd disse...

Bem, parabéns pela data e principalmente pela decisão!
Não desejo sorte, pq sorte é algo que vem, e vai, desejo a ti muito conhecimento, competencia, sagacidade e dedicação, é só isso que se precisa para um vestibular, uma faculdade, carreira e tudo mais, a sorte é sorte, e geralmente contempla aqueles que a merecem.


beijo, tudo de bom, até breve

Fábio Andrade disse...

Ah...

Sinceros agradecimentos a todos os que se manifestaram.

Muito obrigado, pessoal!

Ylan Marcel disse...

Acabou o ano, mais a disputa pelo vice parece que vais er das boas. A Red Bull chegou!

BruBoc disse...

Fábio, só hoje tive um tempo maior pra ler os blogs que acompanho. Fiquei surpreso em saber que você não vai mais escrever, mas tenho certeza que voltará logo depois de entrar na Universidade. Sei que elaborar os textos demanda tempo significativo. Vá em frente meu amigo e vamos nos falando pela net. Grande abraço!

Fábio Andrade disse...

Valeu, Bruno!

Saraiva disse...

Até outubro
espero que você volte com boas notícias sobre a prova

SAVIOMACHADO disse...

Fábio. Vamos esperar a sua volta.
Grande abraço.
SAVIOMACHADO

Ridson de Araújo disse...

http://historiasevelocidade.blogspot.com/

Fábio, se der comenta lá no blog sobre a punição sobre a Renault, e a não punição sobre kimi Raikkonen, que parece ter o peso político da Ferrari e do momento tenso extra-pista antes do Pacto de Concórdia ser firmado.
Além disso, tem a análise sobre a corrida e sobre o poder de reação da MacLaren Mercedes ter tudo a ver com seu capital alemão da montadora.

De Gennaro Motors disse...

Caro amigo

Parabéns pelo seu blog, eu nao conheci. Posso adicionar ele na minha lista de blogs la na minha pagina ?

Visite: www.degennaromotors.blogspot.com

Abraço

Fernando A. De Gennaro

Frank disse...

Hi, I came across your site and wasn’t able to get an email address to contact you. Would you please consider adding a link to my website on your page. We are happy to offer you a 10% discount to our Online Store if you do so. Please email me back and I would be happy to give you our link.

Thanks!

Frank
frank641w@gmail.com