segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Sonolento no sábado, eficiente no domingo

Chama a atenção do público de F-1 o fraco desempenho do campeão Kimi Raikkonen nas classificações. É uma deficiência já admitida por Raikkonen. Com apenas duas poles em 11 corridas completadas, Kimi tem um desempenho extremamente modesto para um campeão em exercício. Não é raro ver o finlandês se classificando pior que o companheiro Felipe Massa, as vezes fora até das primeiras filas do grid. Mas há outro dado sobre o atual campeão que também chama a atenção, (e para o lado positivo):

Raikkonen é o recordista absoluto de voltas mais rápidas nas corridas. O que não consegue fazer no sábado, Kimi faz no domingo. Esse ano, em 11 provas, Raikkonen marcou a melhor volta em 7 delas:

GP Austrália - Melhor Volta: H. Kovalainen (1m27s418)

GP Malásia - Melhor Volta: N. Heidfeld (1m35s366)

GP Bahrein - Melhor Volta: H. Kovalainen (1m33s193)

GP Espanha - Melhor Volta: K. Raikkonen (1m21s670)

GP Turquia - Melhor Volta: K. Raikkonen (1m26s506)

GP Mônaco - Melhor Volta: K. Raikkonen (1m16s689)

GP Canadá - Melhor Volta: K. Raikkonen (1m17s387)

GP França - Melhor Volta: K. Raikkonen (1m16s630)

GP Inglaterra - Melhor Volta: K. Raikkonen (1m32s150)

GP Alemanha - Melhor Volta: N. Heidfeld (1m15s987)

GP Hungria - Melhor Volta: K. Raikkonen (1m21s195)

É de surpreender! Raikkonen parece precisar "acordar", sentir que a parada está valendo, que o bicho está pegando, para então mostrar o seu real potencial. É, acima de tudo, muito curioso. Raikkonen é, hoje, o 3º piloto com maior número de voltas mais rápidas da história. Deixou para trás nomes como os de Ayrton Senna, Nigel Mansell e de seu compatriota e bicampeão Mika Hakkinen. Com 32 melhores voltas, Kimi está atrás apenas de Alain Prost e Michael Schumacher.


Ótimo, é louvável e inegável que Raikkonen é um dos grandes talentos da F-1 de hoje. Mas a deficiência de Raikkonen nas classificações precisa ser sanada. O sábado é extremamente importante para o desempenho do domingo. Não dá pra tentar resolver tudo no dia da corrida. Raikkonen, que desde o GP França não faz uma pole, precisa tomar o energético das voltas rápidas tanto num dia como no outro.

Nenhum comentário: